TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Truques para proteger o seu PC com Windows de ataques de ransomware sem instalar nenhum programa | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Truques para proteger o seu PC com Windows de ataques de ransomware sem instalar nenhum programa

Truques para proteger o seu PC com Windows de ataques de ransomware sem instalar nenhum programa

Compartilhe

Ser vítima de um ransomware é (hoje) a pior coisa que pode acontecer com o seu PC. Ter os seus dados sequestrados por um criminoso cibernético é um desastre, e a única coisa que podemos fazer neste momento é tomar todas as medidas necessárias para se prevenir do pior.

O ransomware é o tipo de ataque que bloqueia os seus arquivos e pastas pessoais, e apenas um pagamento de um resgate pode desbloquear essas informações. Isso é, quando o criminoso entende que vale a pena desbloquear seus dados. Não há garantia alguma que isso realmente vai acontecer.

Neste post, vamos deixar algumas dicas simples que você pode adotar em seu desktop ou notebook para se proteger dos ataques de ransomware. E o diferencial aqui é que são conselhos que dispensam o uso de aplicativos adicionais para reforçar essas barreiras de proteção.

 

 

 

Atualize o software do seu PC

As atualizações são importantes, pois contam com melhorias de software e correções de segurança muito importantes. Logo, manter o seu sistema operacional devidamente atualizado (não importa se é o Windows 10, 11, macOS, Chrome OS ou Linux) é algo fundamental e obrigatório para se proteger dos ataques de ransomware.

Nem preciso dizer que a regra é a mesma para todos os softwares que estão instalados no computador. Eles também passam pelo mesmo processo de melhorias e correções de brechas que podem ser exploradas por criminosos cibernéticos.

 

 

 

Ative a proteção em tempo real do Microsoft Defender

O Microsoft Defender é um software de proteção que já está integrado ao Windows, e é mais que suficiente para proteger a grande maioria dos usuários das principais ameaças cibernéticas. Se você não quer gastar dinheiro em um programa mais avançado, ao menos deixe esse recurso gratuito ativo no seu computador.

 

 

 

Habilite o acesso controlado às pastas

Esse recurso de segurança do Windows impede que os aplicativos maliciosos realizem mudanças não autorizadas no seu sistema. Algo que pode parecer lógico, mas que a maioria dos usuários acaba ignorando por entender que não precisa usar um recurso tão avançado. Por outro lado, ao ativar essa função de segurança, as pastas só são acessadas com a sua autorização. Incluindo os ransomwares.

 

 

 

Habilite a recuperação de dados de ransomware

A função restaura os arquivos armazenados em pastas do OneDrive no seu PC, caso você seja vítima deste tipo de ataque. Ou seja, o Windows faz uma cópia de segurança da sua pasta do OneDrive, o que reduz a dependência de um pagamento para um criminoso virtual, o que é algo que muitos usuários deveriam ao menos considerar ativar no computador.

 

 

 

Ative o histórico de arquivos

Se o pior acontecer, ainda é possível restaurar com relativa facilidade os arquivos que o ransomware bloqueou em seu computador. O Histórico de Arquivos é outra função que cria cópias de segurança periódicas de todos os itens de sua biblioteca (documentos, vídeos, imagens, músicas etc.) que estão armazenados no seu computador com Windows.

 

 

 

Faça uma cópia de segurança de todo o seu PC com Windows 10 ou 11

Aqui, a dica final: senso comum.

Se você trabalha com dados sensíveis ou quer se prevenir da perda dos seus dados (sejam eles importantes ou não), sempre tenha um backup de todos os dados armazenados no seu PC em algum lugar.

Um HD ou SSD externo, backup na nuvem (via OneDrive ou Google Drive) ou qualquer outra mídia de sua escolha. Não importa. Desde que tudo esteja salvo, é o que realmente importa.

Um backup feito pelo próprio Windows permite que você restaure o PC por completo ao status que ele se encontrava antes do ataque.


Compartilhe