android

Para muitos, o smartphone Android é parte da vida. Não importa a capacidade de armazenamento, parece que sempre precisamos mais para guardar memes, fotos e vídeos, certo?

Sem falar nos apps que consomem muito armazenamento, como são os casos do Facebook ou do Messenger.

Por isso, apresentamos truques simples que te ajudarão a aliviar um pouco a memória do seu smartphone, se livrando de coisas que realmente você não precisa, mas que ocupam espaço no dispositivo.

Limpe o cache dos aplicativos

Todos os apps guardam cache no seu smartphone, para economizar tempo no acesso aos dados. Felizmente, você pode apagar de vez os dados para liberar memória. E há duas formas de você fazer isso.

1. Um por um

Vá em Configurações > Aplicativos > Administrador de Aplicativos e escolha o app que você quer apagar o cache. Depois, clique em Armazenamento e, depois, Apagar Cache. Pronto!

2. Todos de uma vez

Vá em Configurações > Armazenamento > Dados em Cache e extermine tudo.

Google Fotos e serviços na nuvem

O Google Fotos pode fazer um backup de todas as suas fotos na nuvem, para que você possa apagar as imagens do smartphone e econmizar memória do dispositivo. Além disso, você pode ver as fotos a partir do seu computador quando você quiser.

Para ativar a cópia de segurança e sincronizar as fotos no Google Fotos, vá em Configuração > Cópia de Segurança e Sincronização.

Quando a cópia de segurança foi concluída, você pode apagar as imagens e vídeos do armazenamento do smartphone. Vá em Configurações > Liberar Armazenamento do Dispositivo. Aqui, o app vai apagar todas as fotos cuja cópia de segurança já tem armazenada.

Mova aplicativos para o cartão microSD

Os apps ocupam muito espaço no seu smartphone. E a vantagem do Android é que você pode mover os aplicativos para o seu microSD. Mas… não são todos.

Para fazer isso, vá em Configurações > Aplicativos > Administrador de Aplicativos, e clique no aplicativo que você quer migrar.

Se você não consegue ver um botão indicando Mover para o Cartão SD, é porque esse aplicativo não permite a mudança. Se você vê o botão, basta selecioná-lo, e o app é migrado para o cartão de memória.

Agora, revise a memória do seu smartphone e verá que você conseguiu recuperar algum espaço no dispositivo.