Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Truques para gerenciar melhor as janelas no Windows 10

Truques para gerenciar melhor as janelas no Windows 10

Compartilhe

O gerenciamento de janelas do Windows é algo emblemático no sistema operacional, e no Windows 10 está melhor do que nunca. E alguns truques podem deixar o recurso ainda mais útil. Saber usar o Aero Snap, os desktops virtuais ou o Windows Timeline podem adicionar capas extras de controle que ajudam na produtividade.

E vamos compartilhar algumas dessas dicas nesse post.

 

 

 

Dominando as janelas

 

 

Ativar o Windows Snap ou Aero Snap é uma dica poderosa, pois coloca janelas em quadrados que podem ficar dispostas lado a lado na tela, onde até quatro janelas podem ocupar diferentes espaços no monitor. Para isso, basta usar a combinação de teclas Windows + flechas de direção para mover a janela para o lugar que você quiser.

Para preencher a metade direita da tela, basta repetir o processo com outra janela usando as setas para direita ou esquerda, ou escolher uma janela que o Windows mostra quando você ativa o Windows Snap. Quando usamos as flechas para cima ou para baixo, as janelas ocupam apenas um quatro da tela, e você pode colocar mais janelas até ter quatro do mesmo tamanho ocupando o monitor.

 

 

Outros atalhos que servem para você alternar entre as janelas incluem o ALT + TAB, que permite mudar entre todas as janelas ativas pressionando o TAB uma ou mais vezes enquanto segura o ALT.

Mas essas não são as únicas teclas de atalho disponíveis:

Windows + D : ocultar ou mostrar a área de trabalho (ocultar todas as janelas ou trazê-las de volta).
Windows + E : Abra a janela do explorador de arquivos.
Windows + M : Minimize todas as janelas.
Windows + seta para baixo duas vezes : Minimize a janela atual.
Windows + seta para cima duas vezes : maximiza a janela atual.

 

Outros truques incluem atalhos para usar em combinação com cliques na barra de tarefas, como:

CTRL + CLIQUE : em um ícone na barra de tarefas nos permite abrir e alternar para a janela mais recente do aplicativo. Se continuarmos clicando enquanto pressionamos CTRL, podemos trazer cada janela do aplicativo para a frente, na ordem de uso.

SHIFT + CLIQUE : em um ícone na barra de tarefas, é usado para abrir uma nova janela do aplicativo. Ou, em vez disso, você também pode clicar com o botão do meio do mouse em um ícone na barra de ferramentas para abrir uma nova janela do aplicativo. Ótimo para usar com o navegador.

 

 

 

Dominando as áreas de trabalho

 

 

Com o recurso de visualização de tarefas no Windows 10, é possível criar áreas de trabalho separadas para diferentes tipos de uso. Por exemplo, uma área para o editor de texto e as fontes utilizadas para a produção desse artigo, outra área de trabalho para as redes sociais, outra para reprodutor de música, e assim vai.

Logo, tudo fica separado e em ambientes seguros, onde o número de áreas de trabalho que você pode criar é virtualmente ilimitado.

Windows + TAB : abre a janela de tarefas.
Windows + CTRL + Seta para a direita ou Seta para a esquerda : permite alternar entre as áreas de trabalho virtuais.
Windows + CTRL + D : cria uma nova área de trabalho virtual.
Windows + CTRL + F4 : fecha uma área de trabalho virtual (as janelas dessa área de trabalho vão para a próxima mais próxima).

 

Os dekstops virtuais também permitem deixar as janelas maximizadas dentro de cada área de trabalho, e é mais rápido se mover entre os desktops do que ficar navegando em dezenas de janelas minimizadas.

 

 

 

Recursos adicionais

 

 

Com certeza você vai gostar do PowerToy Fancy Zones. Para quem instalar os novos PowerToys do Windows 10 e ativar este item em particular, poderá criar os seus próprios quadros para um ou vários monitores.

Ele permite o uso das teclas de atalho Windows + N para abrir o editor de zonas, e com a tecla SHIFT pressionada ou qualquer botão com o botão principal do mouse, as zonas ao arrastar uma janela serão habilitadas. E as teclas de atalho são personalizáveis.

 

 

Também vale a pena testar o Ghoster, que deixam as demais janelas do Windows que não estão em uso em tom escuro, ajudando na concentração e produtividade. Essa ajuda visual pode ser muito útil para os usuários que não gostam de minimizar tudo. E a melhor parte é que o software é de graça e fácil de usar.


Compartilhe