Compartilhe

Se você quer manter o seu notebook funcionando longe da tomada pelo maior tempo possível, você está com sorte. Hoje, os portáteis mais modernos são muito mais eficientes, podendo aguentar entre oito e 14 horas (ou mais) longe da tomada para seguir funcionando.

Os principais sistemas operacionais do mercado, Windows 10 e macOS, contam com alguns ajustes que podem representar uma boa economia de bateria. Basta realizar alguns ajustes e adotar alguns truques para obter algum ganho de autonomia de bateria, e vamos compartilhar essas dicas com você nesse post.

 

 

 

Ajustes no macOS

 

 

Não é tão ajustável quanto o Windows, mas ainda é possível modificar algumas coisas para reduzir o consumo da bateria. O sistema permite o ajuste do tempo de tela ligada sem uso ou indicar quando você reduz o brilho da tela quando o portátil não está conectado ao carregador.

O recurso Power Nap coloca o portátil para hibernar, despertando automaticamente de tempos em tempos em busca de atualizações. Também é possível selecionar quais tarefas vão utilizar o processador gráfico mais potente, onde apenas as tarefas mais pesadas vão usar os gráficos de forma mais intensa.

 

 

 

Ajustes no Windows 10

 

 

O modo de economia de bateria do Windows 10 pode entrar em ação quando estamos fora de casa e precisamos usar o computador por mais tempo. Os ajustes desse modo podem variar de acordo com o fabricante, mas a maioria deles reduz o brilho de tela em 30%, evita os downloads e atualizações do sistema operacional, suspende a sincronização de e-mails e suspende os aplicativos em segundo plano.

 

 

 

Reduzindo o brilho de tela

 

É o elemento que mais gasta bateria, mas reduzindo o seu brilho é possível obter alguma economia. Faça esse ajuste para manter o notebook ligado por mais tempo, e também para reduzir a fadiga dos seus olhos.

 

 

 

Utilizando poucas tarefas

 

Ter programas demais ativos no computador pode resultar em um enorme consumo de bateria, com notificações o tempo todo que podem inclusive reduzir a sua produtividade. Logo, quando puder, ative o modo avião e concentre-se em uma tarefa em modo offline e, de alguma forma, você vai gastar menos bateria. Vale a pena também consultar o administrador de tarefas e fechar apps que não estão em uso. Nas cuidado para não fechar programas que são importantes para o funcionamento do computador.

 

 

 

Feche aplicativos que consomem muita energia

 

Aplicativos ativos em segundo plano podem consumir muita bateria. O ideal é que você localize esses apps e feche todos eles. Para identificar quais são os aplicativos mais gastadores, vá em Configurações > Sistema > Bateria. Aqui, você pode fechar os aplicativos que gastam mais recursos.

 

 

 

Cuidado com o sistema de ventilação

 

O calor pode ser um agente muito perigoso para as baterias dos notebooks, assim como a poeira. O sistema de ventilação deve ser limpo de tempos em tempos para garantir um bom funcionamento de todos os componentes internos. Evite usar o aspirador de pó, pois ele pode forçar algum componente que pode ficar solto dentro dele. Soprar para soltar a poeira é algo mais seguro.


Compartilhe