Truques do Google Docs que você precisa conhecer

Compartilhe

O Google Docs é uma interessante alternativa ao Microsoft Word. Para as tarefas mais simples, ele não deixa nada a desejar, oferecendo praticamente as mesmas possibilidades. Mas existem formas para tirar um melhor proveito desse software.

Nesse post, mostramos dicas e truques para o Google Docs que você precisa conhecer para tirar o melhor proveito da ferramenta.

 

 

 

Mude o formato de texto com os comandos do teclado

 

Atalhos de teclado são úteis para automatizar ações, e é possível mudar alguns elementos do texto com uma série de combinações de teclas. A seguir, uma pequena lista para os comandos mais utilizados:

Negrito: Controle + B
Itálico: Controle + I
Sublinhado: Controle + U
Tachado: Alt + Shift + 5
Superscrito: Controle + .
Subscrito: Controle + ,
Aumentar o tamanho da fonte: Controle – Shift + >
Reduzir o tamanho da fonte: Controle + Shift + <

 

 

 

Apague o formato de texto copiado da internet ou de outro documento

 

Para eliminar o formato de texto copiado, clique o no ícone de T tachado localizado no canto superior direito da barra superior de aplicativos, ou acione o recurso com a combinação de teclas:

Control + \
Control + Espaço

Assim, será eliminado automaticamente o formato de texto do documento copiado.

 

 

 

Faça a tradução de um documento sem sair do Google Docs

 

Esse processo é bem simples: clique no item Ferramentas da barra superior do aplicativo e selecione a opção Traduzir documento. Selecione o idioma de tradução e o nome do documento, e automaticamente é gerado um novo documento com o texto traduzido para o idioma definido previamente.

 

 

 

Inicie a numeração em outra página que não seja a capa

 

Para numerar as páginas do documento, o mais provável é que o aplicativo comece a numerar a partir da capa. para começar a numeração a partir da segunda página, vá em Inserir > Número de páginas > Mais opções.

Aqui, você tem diferentes opções. Para iniciar a numerar as páginas após a capa, desmarque a opção de Mostrar na primeira página, e indique o valor 0 na caixa de Começar em. Não dá para começar a numerar a partir de outras páginas, já que a capa sempre é o ponto de referência do software.

 

 

 

Crie uma tabela de conteúdos no seu documento

 

O recurso de inclusão de índices é bem limitado no Google Docs. Para criar tabelas de conteúdo divididas por diferentes itens, é melhor recorrer ao Table of Contents, um complemento gratuito disponível na loja do Google. Uma vez instalado, selecione o texto a ser categorizado e marque o mesmo pelas opções do plugin.

 

 

 

 

 

Use essa extensão para realizar exercícios matemáticos

 

Uma das grandes desvantagens do Google Docs é a carência de caracteres matemáticos para operar dentro dos documentos. Se você quer usar raízes quadradas, integrais, equações ou derivados, temos que recorrer a um complemento de terceiros.

A melhor extensão nesse caso é a MathType, que pode reconhecer a escrita manual em telas touch, de modo que podemos realizar operações diretamente com um lápis ótico se contamos com um computador conversível ou tablet. A extensão converte automaticamente esses caracteres em formato texto para copiar e colar em nosso documento.

 

 

 

Recupere um texto eliminado por erro

 

Se você eliminou um texto por acidente, é possível recorrer ao histórico de versões do documento no Google Docs para recuperar as mudanças realizadas. Vá ao menu Arquivo e, depois em Histórico de versões.

Automaticamente, o aplicativo mostra uma série de versões categorizadas pelos números de mudanças. Basta acessar a cada uma dessas versões para recuperar o texto que você apagou por erro.

 

 

 

Adicione comentários e notas no pé da página em seus documentos

 

Para corrigir um documento ou adicionar uma anotação no pé da página, podemos recorrer aos comentários ou notas do Google Docs para adicionar pequenas anotações. O Google criou uma série de atalhos que podem ser acessados de forma cômoda:

Insira um comentário: Control + Alt + M.
Abra uma conversa: Control + Alt + Shift + A.
Vá para o comentário atual: Control + Enter.
Insira uma nota de rodapé: Controle + Alt + F.
Vá para a nota de rodapé atual: Mantenha o Control+ Alt, pressione E e finalmente F.
Vá para a próxima nota de rodapé: Mantenha o Controle+ Alt, pressione N e finalmente F.
Vá para a nota de rodapé anterior: Mantenha o Controle-Alt, pressione P e, finalmente, F.

 

 

 

Compare documentos e identifique suas diferenças

 

Para acessar o recurso de comparativo de documentos, clique sobre o item Ferramentas e, depois, Comparar documentos. Uma vez selecionado o documento que queremos comparar, o Google analisa o texto dos documentos para mostrar uma lista com todas as diferenças e semelhanças.


Compartilhe