Compartilhe

Encontrar uma forma eficiente para obter uma maior autonomia de bateria no notebook pode ser um grande desafio, mas essa dica pode ajudar. Neste post, explicamos como você pode desativar a função de indexação de buscas do Windows 10, o que pode ser muito útil para melhorar a duração da bateria do seu computador portátil.

Desativando esse recurso, o sistema operacional reduz o número de acesso à unidade de armazenamento e o uso do processador, o que invariavelmente vai resultar em um menor consumo de bateria do notebook, pois teremos menos recursos em uso no software.

 

 

 

Mais bateria no notebook desativando a indexação de buscas

 

Os resultados das buscas do Windows são instantâneos porque se alimentam do índice de busca do Windows 10, que usa um novo algoritmo e base de dados próprio. Esta tecnologia funciona como um serviço, indexando nomes de arquivos, conteúdo, propriedades dos elementos do sistema de arquivos e outros dados, armazenando tudo em uma base de dados especial.

Ou seja, no lugar de realizar uma busca em tempo real através dos arquivos do sistema, a busca consulta a base de dados interna, exibindo os resultados de forma imediata. Ao desativar a indexação dessa busca, você libera recursos que o sistema operacional está utilizando o tempo todo para criar e manter o índice em funcionamento e atualizado.

Para desabilitar a indexação das buscas do Windows 10, basta seguir esses passos:

1) Pressione as teclas Win + X para abrir o menu de usuário avançado. Nesse menu, selecione o recurso de gerenciamento do computador.
2) Vai abrir o utilitário para gerenciamento de serviços. Do lado esquerdo, abra a árvore de Serviços e Aplicativos, e selecione Serviços.
3) Aqui, você vai ver a lista de serviços do Windows 10. Encontre o serviço chamado Windows Search.
4) Dê um duplo clique em Windows Search para abrir o quadro de diálogo de propriedades do serviço. Se o serviço estiver no status de Em Execução, faça o clique no botão Parar, e espere até que o status se modifique.
5) Depois disso, mude o tipo de inicialização de Automático para Desativado, acessando a lista deslizável.
6) Clique em Aplicar, depois em Aceitar, e pronto.

 

Isso é tudo o que você precisa fazer para desativar a indexação das buscas do Windows 10 e, dessa forma, você vai obter uma melhora de autonomia de bateria do seu notebook. É um procedimento simples, mas os menos experientes podem ficar um pouco confusos.

Se você sentir dificuldades na hora de realizar essa alteração, ou procure alguém que tire as suas dúvidas, ou peça para que essa pessoa faça a modificação por você, ou é melhor nem tentar. Uma mudança errada, e você pode danificar as configurações do seu equipamento.


Compartilhe