A Google Play Store tem uma infinidade de aplicativos de várias categorias. Mas alguns deles nem deveriam chegar perto do seu smartphone Android em pleno 2018.

A gratuidade dos aplicativos não pode ser uma desculpa para você instalar aplicativos que não são úteis e funcionais para um bom funcionamento do seu dispositivo. Sem falar que muitos deles podem simplesmente vazar os seus dados para terceiros, como bem vimos em diversas situações relatadas esse ano.

Tais apps não cumprem o que prometem, sendo provas vivas do que não devemos fazer no nosso smartphone. Partindo do princípio que o Android 9.0 Pie é seguro, otimizado e perfeitamente funcional, os tipos de aplicativos citados nesse post são bem inúteis.

A saber.

 

 

Otimizadores de desempenho

 

 

Quando o seu smartphone tinha 1 GB ou 2 GB de RAM, os otimizadores de desempenho eram bem vindos. Mas isso era em 2013, 2014. Hoje, temos dispositivos com 3 GB, 4 GB ou até 8 GB de RAM. E o Android Pie nem é mais esse monstro devorador de memória do passado.

Hoje, em pleno 2018/2019 (adeus, ano velho…), instalar um otimizador é encher o seu Android de entulho. Não importa qual. Só fará você gastar bateria, encher o seu smartphone de publicidade, ocupar espaço de armazenamento e consumir os seus dados.

Em resumo: se você ainda usa um smartphone com 3 GB de RAM ou mais, joga fora esse otimizador de memória agora.

 

 

Otimizadores de bateria

 

 

Eu mesmo usei o Greenify para economizar bateria do meu smartphone… em 2014! Hoje, é o tipo de aplicativo que realmente não é necessário.

Hoje, o Android, de forma nativa, economiza muita bateria, dispensando processos root para hibernar a internet quando o dispositivo não é utilizado. O próprio Android restringe o uso da maioria dos aplicativos residentes em segundo plano.

Em pleno 2018, os otimizadores de bateria se tornaram fósseis desnecessários. Se você tem um smartphone com a versão Nougat ou superior (Oreo e Pie), elimine o otimizador de bateria e seja feliz.

 

 

Antivírus

 

 

Por fim, mais um tipo de aplicativo bem inútil no Android. Basta o Google Play Protect para estar seguro.

Ter um antivírus instalado no smartphone Android pode até prejudicar um bom funcionamento do dispositivo, pois são apps pesados. Sem falar na possibilidade desses aplicativos compilarem dados sobre você, que são vendidos para outras empresas.

Só instale um antivírus no seu smartphone Android se você é um usuário que não tem medo de instalar aplicativos de fontes desconhecidas. Se tudo o que você instala vem da Google Play Store, pode simplesmente ficar com a Google Play Protect, que vem instalada como padrão.