Tem como jogar no Linux? SIM!

A evolução do Linux nos últimos anos foi tamanha, que hoje podemos rodar uma boa quantidade de jogos em diferentes distribuições, onde algumas como o Ubuntu contribuíram para fazer do software livre uma experiência ao alcance de qualquer pessoa.

O Ubuntu pode rodar muitos jogos com um bom desempenho, desmentindo o mito que não é possível jogar no Linux. Porém, esse post mostra três distribuições Linux pensadas especificamente nos jogos, para melhor proveito da experiência.

Antes de começar, é preciso deixar claro que isso não quer dizer que só é possível rodar jogos com qualidade com essas distribuições. Qualquer distro pode servir para os jogos. A diferença é que essas três estão pensadas especificamente nessa finalidade, com um conjunto de drivers e ferramentas para isso, além de um suporte otimizado, entregando uma melhor experiência gaming sem exigir especificações muito pesadas.

 

 

1. Steam OS

 

 

Tem o apoio da Valve e está vinculado à plataforma de distribuição de jogos em formato digital para PC mais importante da atualidade. É baseado no Debian e conta com ajustes no kernel para melhorar o desempenho do SO, além de suporte e compatibilidade otimizados. Conta com o ambiente GNOME, oferece seção dedicada com muitos jogos do Steam e tem interface simples e intuitiva.

Destaques:

– Bom desempenho.
– Suporta jogos de última geração.
– Roda uma boa coleção de jogos.
– Suporta uma grande quantidade de acessórios.

Requisitos mínimos:

– Processador Intel ou AMD de 64 bits (Pentium 4 ou Athlon 64).
– 4 GB de RAM
– 200 GB de HD
– Gráficos NVIDIA Série 4000, Radeon série 8500 ou Intel HD.

Steam OS | Download

 

 

2. Ubuntu GamePack

 

 

Variante não-oficial do Ubuntu, oferecendo um bom funcionamento com centenas de jogos de forma nativa, contando com os clientes do PlayOnLinux e Wine pré-instalados, permitindo inclusive a instalação e execução de jogos do Windows de forma simples.

 

Destaques:

– Uma distro leve, que não exige um equipamento mais potente.
– Interface familiar e fácil de usar.
– Vem com Steam, Lutris, Wine e PlayOneLinux.
– Inclui Flash e Java.

Requisitos mínimos:

– Processador Intel ou AMD a 2 GHz.
– 1 GB de RAM.
– 9 GB de armazenamento livre.
– Gráficos NVIDIA série 4000, Radeon série 8500 ou Intel HD

Ubuntu GamePack | Download

 

 

3. Game Drift Linux

 

 

Distro bem atual, que oferece uma experiência de uso muito boa, e com as plataformas Game Store e CrossOver Games recebe uma grande quantidade de jogos. Possui uma área de trabalho muito leve e acessível, com uma interface intuitiva para qualquer usuário. Quem usa Windows vai se adaptar facilmente, pois tem a cara do desktop clássico do software da Microsoft.

 

Destaques:

– Experiência de uso muito simples.
– Conta com sua própria loja de jogos.
– É bem leve, exige requisitos acessíveis.
– Grande variedade de jogos.

 

Requisitos mínimos:

– Processador Intel ou AMD a 1 GHz (32 bits) ou 2 GHz (64 bits)
– 4 GB de espaço livre
– Gráficos NVIDIA, Radeon ou Intel HD.

Game Drift Linux | Download