É claro que dá para jogar videogames no Linux. Em um post publicado ontem aqui no blog, mostramos como a diferença de desempenho de jogos entre ele e o Windows é mínimo, e hoje é possível rodar uma boa quantidade de jogos na plataforma de software livre.

O próprio Ubuntu (a mais popular das distribuições Linux) é capaz de rodar uma boa quantidade de jogos Linux. Mas acho interessante aprofundar o tema, e apresentar três distribuições Linux pensadas especificamente nos games.

Antes de começar, é importante lembrar que isso não quer dizer que você só pode rodar jogos de forma plena nessas distribuições. Qualquer distro Linux serve para os jogos. A diferença é que as três mencionadas nesse post são específicas para essa finalidade, pois contam com um conjunto de drivers e ferramentas pré-instaladas, um bom suporte e uma experiência ótima desde o primeiro momento, sem modificar configurações importantes.

 

 

Steam OS

 

 

Uma das mais conhecidas. Conta com o apoio da Valve, proprietária do Steam, a plataforma de distribuição de jogos em formato digital para PCs mais importante da atualidade.

O Steam OS é baseado em Debian, e conta com ajustes adicionais em kernel para melhoriar o desempenho do sistema operacional, além do suporte e da compatibilidade. Conta ainda com o ambiente de escritório GNOME, possui uma seção dedicada com muitos jogos disponíveis no Steam e sua interface é bem simples e intuitiva.

 

 

Requisitos mínimos:

Procesador Intel ou AMD de 64 bits (Pentium 4 ou Athlon 64).
4 GB de RAM.
Disco rígido de 200 GB.
GPU NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD.

Download | Steam OS

 

 

 

Ubuntu GamePack

 

 

Essa é uma versão não oficial do Ubunto, mas que é bem interessante pelo o que oferece. O Ubuntu GamePack é uma distribuição Linux pensada em oferecer um bom funcionamento com centenas de jogos de forma nativa, e vem com os clientes PlayOnLinux e Wine pré-instalados, permitindo a instalação e execução de jogos Windows de forma simples.

 

 

Requisitos mínimos:

Procesador Intel ou AMD a 2 GHz.
1 GB de RAM.
9 GB de espaço livre para armazenamento.
GPU NVIDIA serie 4000, Radeon serie 8500 ou Intel HD.

Download | Ubuntu GamePack

 

 

 

Game Drift Linux

 

Uma variante do Ubuntu que oferece uma experiência de uso muito boa, e com as plataformas Game Store e CrossOver Games oferece o acesso a uma grande quantidade de jogos.

O Game Drift Linux conta com uma interface de uso bem leve e acessível, a MATE, que é intuitiva para qualquer usuário. Quem usa o Windows também pode usá-lo sem problemas, pois é similar ao clássico sistema operacional da Microsoft.

 

 

Requisitos mínimos:

Procesador Intel ou AMD a 1 GHz na versão de 32 bits, ou de 2 GHz na versão de 64 bits.
1 GB de RAM na versão de 32 bits, 2 GB de RAM na versão de 64 bits.
4 GB de armazenamento livre.
GPU NVIDIA, Radeon ou Intel HD.

Download | Game Drift Linux