Transforme seu velho smartphone em segunda tela para o Windows 10

Compartilhe

Quem tem um velho smartphone Android que não está fazendo nada no fundo do armário pode se interessar em ter um pequeno monitor com recursos expandidos para o seu computador. Basta instalar dois aplicativos, e pronto: o telefone passa a ser a fonte de informações importantes do seu PC em outra tela.

O subreddit r/pcmasterrace recebeu uma foto que um usuário compartilhou de sua torre onde ele usou um velho telefone Android para usar como monitor de recursos. Nesse post, não apenas vamos explicar como fazer isso com o seu telefone, mas também dar para você o poder de decisão onde você vai deixar o telefone para atuar como segunda tela.

 

 

 

Pitikapp Remote Dashboard

 

 

No Reddit, recomendam o uso do aplicativo Remote System Monitor. Mas você também pode usar o Pitikapp Remote Dashboard, que funciona no Android e no iOS, é mais fácil de ser configurado, mais opções e documentação, é 100% de graça e sem publicidade, e sua interface é um pouco mais amigável.

Você pode usar um smartphone ou tablet velho, ou o seu dispositivo atual caso queira só testar e não usar como uma solução permanente. Além disso, você precisa de:

– Um computador com Windows (óbvio) e o dispositivo móvel conectados na mesma rede WiFi (chance zero se você usa rede cabeada).
– Faça o download do servidor para instalar no Windows nesse link.
– Faça o download do app cliente para Android via Play Store, ou iOS via App Store.
– Também é recomendado fazer o download do MSI Afterburner para ter acesso a mais plugins para mais opções de monitorização do sistema.

Depois de instalar o servidor para Windows e do smartphone, certifique-se que os dispositivos estão conectados na mesma rede sem fio e execute o aplicativo para Windows. Depois, abra o aplicativo no smartphone, e este deve encontrar o seu computador na mesma rede automaticamente.

 

 

No início, você provavelmente vai precisar usar o aplicativo no Windows e começar a analisar os widgets. Então, clique no botão em forma de cruz no canto superior esquerdo. Se você instalou o MSI Afterburner, vai ter opções para medir a temperatura e o uso da GPU e CPU, Frame Rate e velocidade dos ventiladores.

Os módulos que não estão disponíveis terão um sinal de exclamação ao lado da informação sobre como ativá-los instalando outras ferramentas de terceiros. Quando você escolhe um módulo, uma tela de configuração vai aparecer.

 

 

Agora, você pode mudar a cor do medidor, dar um nome escolher a sua posição, escala e espaço de separação. Depois de tudo pronto, basta pressionar no check em verde para ativar o módulo em questão, e ele será exibido na tela do smartphone.

 

 

No smartphone, você pode pressionar e segurar por alguns segundos para mover os widgets ou mudar o tamanho a seu gosto. Dê um duplo toque sobre a tela para mostrar as opções.

 

 

Nos ajustes, você pode mudar entre os temas claro ou escuro, mudar a cor do fundo ou por uma imagem de sua escolha. Mas para mudar a aparência de cada widget só dá pelo aplicativo para Windows.

 

 

Isso pode ser bem útil para quem precisa de várias informações o tempo todo na tela, especialmente em jogos que ocupam toda a tela. O Pitikapp Remote Dashboard permite o monitoramento do seu computador em outro dispositivo, desde o uso do processador e dos gráficos até os quadros por segundo do jogo em execução.

Vale a pena pelo menos testar essa solução.


Compartilhe