Compartilhe

Nunca subestime um gamer, pois ele é capaz de fazer coisas inacreditáveis. Como por exemplo comprar controles especializados para um determinado tipo de jogo, especialmente os games de simulação. Pequenas fortunas são gastas para obter a experiência mais realista possível, incluindo cabines de aviões inteiras a assentos que se movem com a inércia dos movimentos do jogador.

Porém, nada disso se compara a utilizar um carro inteiro para jogar videogame.

 

 

Já é possível usar o carro para videogames

 

 

O CAN Joystick basicamente transforma o seu carro em um controle para videogames gigante. Quem testou afirma que os resultados são tão absurdos quanto o esperado. Com a ajuda desse software, é possível utilizar o volante, os pedais e os demais controles do carro no jogo de videogame que você quiser, mas obviamente funcionando melhor nos jogos de corrida.

Os vídeos enviados por aqueles que foram as cobaias dos primeiros testes mostram como o realismo do simulador de corrida se multiplica exponencialmente. O software funciona através do protocolo de comunicações CAN, utilizado internamente pela maioria dos carros modernos. O sistema desenvolvido pelo Bosch permite que diferentes partes de um carro se comuniquem entre si.

O CAN Joystick interpreta esses sinais utilizando o uinput, um programa para sistemas Linux que obtém um sinal e o associa a uma ação. Por exemplo, se apertamos o acelerador, isso é registrado e interpretado da forma correta no jogo.

Para obter esses sinais, é utilizado um dispositivo conectado na porta OBD-II, também presente em muitos carros. Normalmente ela é utilizada para obter dados de diagnóstico dos veículos, mas também é utilizado para adicionar funções ao carro.

No caso desse ‘hackeamento’ em específico, o seu criador também integrou um projetor, que mostra a imagem do jogo em qualquer superfície branca e relativamente plana. Logo, isso permite ao usuário conduzir o carro até encontrar o lugar ideal e jogar onde quiser.

O código do CAN Joystick está disponível no Guthub para qualquer pessoa que quer tentar a sorte com essa tecnologia.

 


Compartilhe