Eu escrevo esse post para mim mesmo.

Um novo estudo realizado pelo Instituto de Melbourne revela que as pessoas com mais de 40 anos de idade terão um melhor desempenho se trabalhar apenas três dias por semana. O estudo mostra que o desempenho dessa faixa etária melhora consideravelmente se a jornada for reduzida.

O estudo contou com a participação de 7.500 pessoas (3.500 mulheres e 3.000 homens). Foram medidas as diferentes habilidades das pessoas estudadas, focando em aspectos como memória, racionamento abstrato, executivo e cognitivo de cada participante.

 

 

Trabalhar menos rende mais

 

 

Em resumo, quando as pessoas trabalham 25 horas por semana, o seu desempenho em todos os aspectos melhorou consideravelmente, com uma radical melhora nos eu estado de ânimo diário. Em compensação, quem trabalhou 55 horas por semana teve quedas de desempenho tão acentuadas, que os especialistas revelaram sua preocupação com números tão baixos.

Para os especialistas, o baixo desempenho aconteceu por causa do estresse e da fadiga gerada durante as 55 horas de trabalho. A quantidade de horas de trabalho semanal condiciona completamente o nível de estimulação cognitiva que pode ter uma pessoa, que pode ser totalmente afetada se é uma jornada de trabalho muito extensa.

 

 

Danos ao cérebro por uma jornada de trabalho extensa

 

 

As horas de trabalho desempenham um papel decisivo na manutenção das funções cognitivas dos trabalhadores. A maior evidência disso é que uma jornada muito extensa de trabalho pode causar distorções no funcionamento do cérebro.

Essa situação acontece porque quando as jornadas superam as 30 horas semanais, as pessoas são afetadas por uma alta quantidade de estresse por causa da pressão psicológica e mental constante ao qual estão expostas nos locais de trabalho.

Para enfrentar tal cenário, o ideal seria que as pessoas pudessem maximizar os efeitos positivos que o trabalho exerce sobre elas, e com isso diminuir a fadiga e o estresse laboral, com mudanças nas jornadas de trabalho.

Ainda que o desempenho melhore nas pessoas maiores de 40 anos com uma jornada de trabalho com apenas três dias por semana, os investigadores concluem que para os trabalhadores contarem com uma melhor percepção de sua vida de um modo geral, elas devem melhorar o nível de satisfação com o seu trabalho.

A lição que esse post deixa é: não se mate de trabalhar em algo que faz você feliz, e o resultado é ter uma vida melhor e mais saudável.