Todas as opções de acessibilidade no Android

Compartilhe

A tecnologia precisa ser acessível para qualquer pessoa, principalmente para aqueles que contam com algum tipo de deficiência.

Não adianta nada ter processadores e memórias mais potentes, telas maiores e mais nítidas e jogos incríveis se os dispositivos não se aproximam daqueles que contam com algum tipo de dificuldade para utilizar esse gadget de forma plena.

Ter uma deficiência visual, auditiva e motora não pode ser um obstáculo na hora de usar um smartphone, um notebook ou um videogame.

Evoluções tecnológicas precisam ser para todos, e é sobre isso o que vamos falar neste post.

Descubra aqui quais são as vias para localizar e utilizar os recursos de acessibilidade nos principais smartphones disponíveis no mercado.

 

 

 

Como acessar o menu de Acessibilidade, e o que você encontra nele

No Android, vá em Ajustes > Acessibilidade. Dentro dele, você encontra diferentes recursos que serão explicados ao longo deste post.

Cada interface Android personalizada oferece opções próprias, mas de um modo geral são muito parecidas entre os modelos.

Com tais funções, é possível melhorar a visibilidade dos textos, o som do dispositivo e outros recursos que melhoram a experiência de uso para quem tem algum tipo de deficiência ou limitação.

 

 

 

Itens de acessibilidade recomendados para você

O Android 11 oferece ações recomendadas para uma melhor experiência com o smartphone, como o fundo de tela escuro ou o filtro de luz azul para reduzir a fadiga visual. Escolha aqueles itens que melhor se adaptam às suas necessidades.

 

 

 

TalkBack

Emite mensagens de voz para o uso do dispositivo para deficientes visuais. Ao tocar uma área da tela, o dispositivo fala em voz alta qual é o elemento que você está pressionando.

 

 

 

Melhorias visuais

Pode ativar o recurso de alto contraste ao tema do smartphone, modificar o tamanho da fonte ou do teclado, além de destacar elementos para os deficientes visuais.

Também permite a inversão de cores, escala de cinza e ajustes específicos para daltônicos, além de adicionar filtros de cores que facilitam a leitura dos textos.

Também é possível eliminar animações para pessoas sensíveis aos movimentos, adicionar a lupa, a ampliação, o zoom da tela, além do tamanho e do estilo da fonte.

 

 

 

Melhorias auditivas

Realiza os ajustes de áudio durante o uso com fones de ouvido via Adapt Sound, tanto para conteúdos multimídia como para chamadas, determinando as frequências corretas de acordo com a faixa etária do usuário.

Também faz o ajuste de balanço de som para cada ouvido (ou no modo mono), além da transcrição instantânea e legendas. E o recurso pode silenciar todos os sons do dispositivo.

 

 

 

Interação e destreza

O menu de assistência mostra atalhos para algumas funções simples, como desligar a tela, captura de tela ou volume.

Também oferece botões grandes para atender ou encerrar chamadas, ler nomes de contatos em voz alta, responder automaticamente, bloquear interações de botões de comando, entre outros ajustes.

Nos ajustes ao toque, é possível configurar a pulsação longa, a duração do toque e ignorar toques repetidos. Também é possível integrar mouse e teclado ao smartphone para um uso do dispositivo como se o mesmo fosse um computador.

 

 

 

Ajustes avançados de acessibilidade

O botão de Acessibilidade pode ser ativado no item anterior, os botões de volume podem realizar ações como amplificar o som ambiente ou ativar a transcrição instantânea, entre outros. É possível ativar o flash da câmera e da tela para as notificações e alarmes.

Outros recursos como o tempo para realizar uma ação (em quanto tempo as mensagens são exibidas, por exemplo), além de teclas dedicadas para uso do teclado em voz alta ou do Bixby Vision são outros recursos configuráveis.

 

 

 

Serviços instalados

Por fim, esse item exibe todas as funções de acessibilidade que o dispositivo recebeu ao longo de atualizações pertinentes, mas são itens que você pode ativar ou não se quiser.


Compartilhe