Compartilhe

Muito provavelmente você já se deparou com os termos TN, VA ou IPS na hora de comprar um novo monitor. Muitos fabricantes não destacam tais termos, mas eles são essenciais na hora de escolher um monitor de qualidade.

Nesse artigo, explicamos de forma simples no que consiste essas três tecnologias, analisando vantagens e desvantagens, e oferecendo dicas para identificar qual tipo de monitor se adapta melhor às suas necessidades.

 

 

TN

TN (Twisted Nematic). É uma tecnologia que já tem um tempo no mercado, e representou uma importante queda de preços nos monitores de tela plana, substituindo as telas CRT (monitores de tubo).

Seu funcionamento está baseado no alinhamento de moléculas de cristal líquido entre dois eletrodos, permitindo que a luz passe ou não em função do seu estado. As cores se representam usando apenas 6 bits em cada um dos três canais RGB (vermelho, verde e azul), não chegando assim a representar os 16 milhões de cores disponíveis no RGB de 24 bits.

As principais vantagens das telas TN são o baixo custo e a velocidade de reprodução de imagem, com um tempo de resposta muito baixo (de 1 ms), algo altamente recomendado no cenário gaming competitivo.

Porém, a tecnologia TN traz como desvantagens ângulos de visão muito pobres e uma representação de cores muito deficiente, o que torna o seu uso reduzido ao gaming ou em cenários onde o preço é o fator mais importante, como em uso doméstico sem muitas pretensões ou tarefas de escritório.

 

 

IPS

IPS (In-Plane Switching) é o tipo de tela mais utilizado hoje nas linhas intermediária e alta. Supera os pontos débeis das telas TN, mudando a disposição dos eletrodos para gerar campos elétricos paralelos à placa de vidro, entregando amplos ângulos de visão e excelente reprodução de cores.

Por usar 8 bits por canal RGB, essa tela pode reproduzir 16.7 milhões de cores em 24 bits com grande precisão e fidelidade. Profissionais da TV e do design se beneficiam desse tipo de monitor.

Entre as principais desvantagens da tecnologia IPS, sabemos que ela não entrega os mesmos tempos de resposta das telas TN (no máximo 4 ms, entre 60 e 75 Hz), baixo contraste para exibição de conteúdo multimídia e as fugas de luz pelas bordas nos modelos de entrada.

Hoje, são telas mais baratas nos segmentos de linha média, e não apresentam grandes diferenças de preço em relação a outras tecnologias. São recomendadas para profissionais de design gráfico, gaming competitivo e, de um modo geral, para usuários que buscam fidelidade de cor e amplos ângulos de visão.

 

 

VA

A VA (Vertical Aligment) são telas que buscam oferecer o melhor de dois mundos: a melhor reprodução de cor e ângulos de visão das telas TN e os tempos de resposta menores que as telas IPS.

Na tela VA, os cristais líquidos estão alinhados verticalmente na placa de vidro, oferecendo negros quase puros (não deixam passar nada de luz), entregando um contraste fantástico e grande reprodução de cores.

Seu principal inconveniente é que a cor pode apresentar mudanças quando não nos posicionamos bem na frente de atela, penalizando alguns cenários de uso. Mas alguns monitores gaming contam com telas VA. Já os tempos de resposta só são excelentes em dispositivos top de linha, ou seja, leve isso em consideração na hora da escolha. Em alguns cenários, é melhor ter um bom monitor TN do que um monitor VA de baixa qualidade.

 

 

TN, IPS ou VA: qual é o melhor?

 

 

Depende do uso que você vai dar ao monitor, e do orçamento que você possui.

Em especificações similares, uma tela IPS é superior a uma VA, que é superior a uma TN. A grande exceção da regra é no uso com o gaming competitivo, onde uma VA é a melhor tela.

Todas as tecnologias contam com os seus pontos fortes e fracos, de modo que a decisão final é do usuário, dependendo do seu caso ou necessidade.

Sintetizamos as informações desse post em três sentenças:

– As telas IPS oferecem a melhor qualidade de imagem e amplos ângulos de visão, mas não são rápidas e costumam custar mais caro.
– As telas TN são baratas e rápidas, mas nem a reprodução de cores ou os ângulos de visão podem competir com uma IPS.
– As telas VA oferecem grande contraste e são mais rápidas que as telas IPS, mas entregam piores ângulos de visão e podem sofrer alterações com as cores.


Compartilhe