Tizen

 

A Samsung anunciou oficialmente o Tizen 4.0, nova versão do sistema operacional muito popular em mercados emergentes, mas que agora se prepara para ganhar o mundo.

O Tizen é baseado no Linux, e é considerado o sucessor espiritual do MeeGo, plataforma que nasceu da união do Maemo (Nokia) com o Moblin (Intel).

Agora, a Samsung quer ver esse sistema operacional na Internet das Coias, setor com potencial claro e grande quantidade de dispositivos. Porém, isso implica mais problemas, como a integração do software em uma maior variedade de dispositivos. Algo que a Samsung quer resolver com o Tizen Real Time.

Com ele, os desenvolvedores poderão criar apps para o sistema operacional utilizando linguagens de programação mais populares, como .NET e Xamarin, graças a uma parceria com a Microsoft.

A Samsung aproveitou para apresentar o Samsung Z4,novo smartphone de entrada. Isso mostra que os coreanos seguem com muita calma na popularização do sistema operacional, em uma estratégia que dá frutos graduais nos mercados emergentes.

Nesse ponto, vale a pena perguntar: o Tizen vai repetir nos mercados mais desenvolvidos o sucesso alcançado nos mercados emergentes?

É difícil, mas não podemos descartar. Vamos acompanhar de perto como tudo isso pode evoluir. Até agora, tudo está funcionando muito bem.

 

 

 

Via Fossbytes