Tipos mais comuns de golpes via internet e como evitá-los | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Tipos mais comuns de golpes via internet e como evitá-los

Tipos mais comuns de golpes via internet e como evitá-los

Compartilhe

Os cibercriminosos estão constantemente criando estratégias mais e mais sofisticadas para sequestrar perfis de usuários, dados pessoais, extorquir pessoas, roubar dinheiro e outros crimes. Nesse post, vamos abordar os crimes digitais mais comuns da internet, facilitando assim a sua identificação para que você não seja vítima de tais golpes.

Tais delitos acontecem todos os das, com muitas pessoas. Muitos usuários não denunciam pela vergonha que sentem, e o golpista passa em pune. Por isso, não dá para estimar o prejuízo que essas práticas resultam. Denunciar é fundamental para perseguir os cibercriminosos.

Por isso, vamos detalhar o assunto, mostrando de forma breve algumas das características dos golpes mais frequentes.

 

 

Assédio emocional

Muitas pessoas usam a internet para conhecer outras pessoas. Os hackers viram nessa prática uma boa oportunidade para se passar por outras pessoas, que são receptivas, atraentes e emocionalmente interessantes. Conquistam a confiança de alguém e, com o tempo, começam a pedir dinheiro, pelos mais diversos motivos. O modo de atuar é quase sempre o mesmo, principalmente depois do vínculo estabelecido.

Para evitar o assédio emocional, a melhor forma é deixar claro logo de cara que você não vai enviar dinheiro nenhum, não importa por qual motivo. Tais assediadores estão em qualquer lugar da internet, e se aproveitam das necessidades emocionais da outra pessoa. Além disso, não revele informações privadas, não envie fotos comprometedores e desconecte a webcam e o microfone para evitar tentativas de extorsão.

 

 

Falsas ofertas de trabalho

Buscar um emprego na internet é também algo muito comum, mas seu currículo pode parar nas mãos de ciberdelinquentes, que podem usar os seus dados para oferecer um ótimo emprego e, para isso, pedem um pagamento antecipado para questões de gestão. Obviamente, o emprego não existe, e você vai ser enganado, perdendo o dinheiro enviado.

Para evitar esse tipo de problema, só acesse a portais de emprego seguros e confiáveis com o protocolo https. Revise o site da empresa que está oferecendo a vaga, e não envia dinheiro algum antes de formalizar uma entrevista pessoal e formalizar um contrato de trabalho. Desconfie de e-mails com ofertas de emprego.

 

 

 

Problemas nas compras online

Está na ordem do dias, pela facilidade e comodidade que oferece. Vendedores que anunciam produtos que não estão no país naquele momento, mas que será enviado por um pagamento prévio. O produto nunca é entregue, e você fica sem o dinheiro pago pelo produto. Essa e várias outras situações de fraude em compras online acontecem todos os dias.

Para evitar isso, certifique-se que o site onde você vai fazer a compra é seguro e conta com o certificado https. Revise a oferta do produto, avalie o vendedor e seu perfil, e não confie em ofertas com preços muito agressivos. Denuncie o anúncio fraudulento, evitando que outros usuários sejam enganados. Se sugerirem uma comunicação fora da plataforma de compra e venda ou pendem dinheiro de forma antecipada, desconfie ainda mais. Pode mesmo ser uma fraude.

 

 

Extorsões

E-mails onde pessoas se passam por criminosos realizando ameaças absurdas, algo incomum nos dias de hoje. Mesmo assim, tem gente que pede mais dinheiro para evitar fazer danos à sua pessoa, uma vez que alguém contratou aquela pessoa para isso.

Desconfie de e-mails ou mensagens com essas histórias, e denuncie quem está ameaçando você para a polícia. O cidadão será rastreado e eventualmente preso pelo crime realizado.

 

 

 

Oportunidades de negócio

Tem mecânica parecida com as falsas ofertas de emprego. Aqui, oferecem a chance de ser parte de um negócio muito rentável em troca do envio de dinheiro para gastos de gestão, investimento, criação de páginas web, etc. Desconfie dessas negociações.

 

 

Falsas instituições de caridade

E-mails que solicitam dinheiro como doação para uma causa, utilizando logotipos de organizações populares para dar maior credibilidade, com o único objetivo em captar nossa atenção em nosso dinheiro. Desconfie desses e-mails e estabeleça um contato telefônico com a ONG em questão.


Compartilhe