Compartilhe

Ontem (5), publicamos aqui no TargetHD.net a notícia que a TIM estava oferecendo aos usuários do serviço pré-pago premium TIM Beta a franquia adicional de internet no valor de R$ 10 para os usuários que esgotaram o seu pacote de dados durante o período de validação do serviço ou que não renovaram os planos atuais. Porém, esse pacote adicional contava com navegação reduzida a 30 Kbps.

Ou seja, quem queria seguir navegando na web após o fim da franquia teria que pagar para receber uma velocidade muito abaixo daquela que é entregue originalmente no plano. Isso, em temos de pandemia e isolamento social, onde para algumas pessoas a demanda de internet é naturalmente maior, principalmente por conta do maior uso de aplicativos de chamadas de vídeo.

Alguns usuários identificaram essa modalidade de cobrança no app MEU TIM, e isso naturalmente repercutiu negativamente para a operadora. Eu mesmo chamei a atitude da TIM de “ridícula”, especialmente em um momento como esse que nós vivemos. Todas as outras operadoras estão oferecendo pacotes de dados adicionais e melhorias para minimizar os impactos do confinamento.

Por que a TIM tem que fazer diferente, mas pelo viés errado?

Pois bem, diante da polêmica, a TIM decidiu falar sobre o assunto, e esclarecer a situação, na tentativa de limpar a sua barra.

 

 

 

A justificativa da TIM para cobrar por internet lenta

 

 

O site Minha Operadora entrou em contato com a TIM em busca de respostas para essa polêmica decisão de cobrança por um pacote de dados com velocidade reduzida. E a operadora respondeu, alegando que a oferta desse pacote foi “um erro sistêmico”.

A TIM destacou ao site que a falha já foi corrigida, e os clientes não terão qualquer tipo de custo adicional pelo uso da internet com velocidade reduzida no TIM Beta, caso necessitem desse tipo de conectividade em caso de término da franquia ou não renovação do pacote.

Podemos definir como “erro sistêmico” a tentativa da TIM em querer reduzir o eventual prejuízo que a operadora vai ter em tempos de pandemia? Algo que, se comprovado, é algo simplesmente nefasto, pois nenhuma empresa do porte da TIM deveria pensar no prejuízo nesse momento, pois todos vão ter problemas financeiros com a pandemia.

Nesse momento, os clientes do TIM Beta estão estacionados com a oferta de 10 GB de internet por mês, 600 minutos de chamadas de voz para qualquer operadora, SMS e acesso gratuito aos aplicativos Deezer, WhatsApp, Babbel e Skeelo por R$ 60 mensais.

Não é a melhor oferta do mercado nem de longe. A própria TIM tem planos pré-pago com melhor relação custo-benefício, e planos controle da Claro e da Oi entregam um pacote de dados mais generoso com preços muito próximos e até inferiores ao TIM Beta.

O sistema de pontuação continua o mesmo, mas as mudanças de regras tornaram a missão em alcançar o Beta Lab algo mais difícil. O sistema de pontuação do TIM Beta permite o upgrade de plano para um pacote com 20 GB de dados móveis, 2.000 minutos de ligações e todos os benefícios já mencionados no plano anterior.

Nosso conselho? Os clientes do TIM Beta que estão insatisfeitos com o comportamento da TIM nos últimos meses podem (e devem) procurar por outras alternativas. Insisto que esse tão desejado plano de internet já foi vantajoso.

Hoje, entrega mais dores de cabeça do que benefícios associados.

 

 

Via Minha Operadora


Compartilhe