De novo.

Nos últimos meses, a TIM está adotando medidas que claramente indicam um movimento para “forçar” os usuários de planos pré-pago a migrarem para os planos pós e Controle da operadora. A tática, pelo visto, está funcionando, pois o número de assinantes fixos e/ou clientes pagantes mensais aumentou consideravelmente.

Remoção de serviços, cobranças indevidas, adesão em promoções não solicitadas e outros procedimentos mostram como a TIM está empenhada em fazer com que seus clientes migrem para planos com maior fidelidade com a empresa.

E, se preciso, burla as próprias regras.

Sou cliente do TIM Beta desde 2016, de cliente eventual do Beta Lab na maior parte do tempo. Nesse momento, eu sou um cliente Betal Lab. E é baseado nesse perfil de uso que faço a denúncia a seguir.

Eu uso o meu número TIM Beta Lab para fins pessoais e profissionais. É o meu número de WhatsApp principal, e é por onde os meus familiares, que moram longe de mim, se comunicam comigo. Apesar de contar com outras vias de comunicação, os principais contatos comerciais são feitos pelo telefone celular.

Pois bem, em 29 de setembro de 2018, eu constatei que não consigo mais realizar ligações telefônicas pela minha linha TIM Beta Lab. Entrei em contato com a operadora (*144), e o primeiro atendimento (em treinamento) me informou que está prevista a cobrança de chamadas recebidas quando a linha está em roaming.

Ao questionar qual era o item onde essa informação estava descrita, a atendente, não preparada para fornecer essa informação, encerrou o atendimento de forma repentina.

Então, fui buscar o regulamento vigente do Beta Lab no site da TIM, e em nenhum lugar está descrita a informação de cobrança em caso de chamadas recebidas, ou até mesmo em chamadas recebidas em roaming. As duas menções ao termo “roaming” em todo o regulamento se referem ao “roaming internacional”.

Ou seja, a TIM, de forma irregular e sem clara comunicação ao cliente, realiza a cobrança do roaming (algo arcaico nos dias de hoje) nos planos Beta Lab.

Fiz uma segunda reclamação com a TIM para levar o caso para a Anatel em um momento posterior.

Sinceramente?

Por melhor que o TIM Beta Lab com 20 GB de dados seja algo tentador, a dor de cabeça não paga a relação custo-benefício do produto. Não é a primeira vez que tenho problemas desse porte com a TIM: recentemente, a operadora estava ativando promoções na minha linha sem aviso prévio.

Para mim, a prática de cobrança de chamadas recebidas sem uma informação clara sobre tal procedimento, e sem constar no regulamento do serviço, é algo desonesto por parte da operadora. E muitas pessoas são afetadas por esse procedimento.

Aguardo o posicionamento da TIM sobre o assunto, mas dificilmente fico no serviço. Não tenho mais paciência para isso.