Compartilhe

E você achava que a gente não ia comparar o TikTok com o Instagram Reels (ainda mais nesse exato momento onde tudo está de cabeça para baixo)?

ACHOU ERRADO, OTÁRIO!

Eu sempre quis escrever isso no blog…

O TikTok virou febre nos últimos meses, mas Donald Trump não gostou dele, e por isso quer varrer o app da face da Terra. Nesse meio tempo, nasceu o Reels, uma ferramenta do Instagram que já tem um tempo de vida, mas deixa algumas lições e desperta várias conclusões.

Nesse post, mostramos a verdade nua e crua entre o TikTok e o Reels.

 

 

 

O aplicativo

 

 

Para começar, o Reels não é um aplicativo. É um complemento do Instagram, assim como é o IGTV. Já o TikTok é uma rede social por si e, por causa disso, tem aplicativo próprio.

Por causa disso, é mais fácil descobrir novos conteúdos e criar tendências no TikTok do que no Reels. Se você pensa em expandir a sua popularidade na web, considere essa perspectiva antes de fazer a sua escolha.

 

 

 

Na hora de editar vídeos

 

Para produzir um vídeo no Reels, basta deslizar para a direita com a sua tela. No TikTok, toque no botão +. O app chinês mostra o seu poderio nas ferramentas de edição de vídeos, contando com múltiplas opções, enquanto que no Reels você pode adicionar músicas, modificar a velocidade, incluir efeitos de realidade aumentada, textos e um temporizador.

Na prática, o TikTok conta com muito mais efeitos e recursos mais populares, mas as duas plataformas usam a mesma mecânica de edição (cortar, adicionar efeitos em cenas, etc).

 

 

 

Duração dos vídeos

No TikTok, a duração de vídeos é de até um minuto, enquanto que no Reels é de apenas 15 segundos. Logo, o app chinês é muito melhor na hora de produzir um conteúdo mais elaborado.

 

 

 

Publicação dos vídeos

 

O Reels conta com mais opções de publicação, pois o novo vídeo pode ser compartilhado no Feed ou no Stories do Instagram, além de poder ser enviado para os melhores amigos ou por mensagem direta. Lembrando que o Stories do Instagram é também compartilhado no Facebook.

Já o TikTok só permite a publicação do vídeo dentro do próprio TikTok e nada mais.

 

 

 

Qual é o melhor?

 

 

No momento em que esse post foi produzido, o TikTok tem mais opções para os usuários que querem explorar a sua criatividade e aumentar a popularidade na web. É a plataforma mais engajada e com uma maior audiência.

Porém, o Instagram Reels é uma grande ameaça ao TikTok, uma vez que pode conquistar alguns dos milhões de usuários que hoje usam o Instagram e que podem se interessar por essa plataforma. O que atrapalha a rede social de fotos é o seu algoritmo que tende a “esconder” os conteúdos dos usuários que estamos seguindo, muito diferente do TikTok, que programa o algoritmo para acertar os gostos dos usuários.

Não dá para cravar nesse momento qual das duas propostas vai prevalecer. Ainda temos que esperar se o bom humor do Trump vai deixar o TikTok no ar nos Estados Unidos, mesmo depois de tantas denúncias de violação de privacidade contra o aplicativo.

Porém, se o TikTok realmente for banido de vários mercados, não será exagero ver essa migração toda de usuários para o Reels. É uma das tendências mais fortes nesse momento.

Vamos dar tempo ao tempo. Certo?


Compartilhe