Compartilhe

Quando você pensa em um notebook pequeno, a primeiro coisa que pode passar pela sua cabeça é o formato conversível ou o Surface. Porém, outros formatos podem se fazer presentes, como os Chromebooks, os Ultrabooks e até os finados Netbooks. Pois bem, o fã de tecnologia Paul Klinger deu um passo além com o seu ThinkTiny, uma versão 10 vezes menor do Lenovo ThinkPad.

Além do nome, o mini computador portátil copia o icônico TrackPoint vermelho dos modelos ThinkPad, mudando a funcionalidade do mouse por um joystick. De fato, esta será a única peça de controle, já que o teclado e o touchpad serão meramente estéticos. O pequeno dispositivo nada mais é do que um pequeno console de videogames clássicos, como Snake, Tetris, Lunar Lander, Game of Life ou Mandlebot Fractal Explorer.

 

 

No melhor sistema “faça você mesmo”

 

O pequeno computador portátil funciona com um microcontrolador ATtiny1614, e conta com uma tela OLED (SSD1306) de 2.4 polegadas (128 x 64 pixels), bateria de 300 mAh e outros componentes em seu interior, como uma iluminação LED para o seu logotipo e o característico ponto vermelho que se ilumina quando o computador está ligado.

Por fim, o produto ainda conta com uma entrada micro-USB em uma de suas laterais, que vai servir tanto para conectar e configurar o mini-computador como para carregá-lo.

O ThinkTiny não está a venda. O próprio Klinger publicou de forma completamente gratuita em sua página do GitHub o código completo do projeto, assim como a sua lista de componentes necessários para a sua produção e os arquivos de design 3D para que qualquer pessoa possa imprimir e montar o seu próprio mini notebook.

Além disso, no mesmo link podemos encontrar os modelos para montar o TinyPC, que apesar de compartilhar o mesmo código e jogos, nos oferece uma versão em miniatura de um computador desktop gaming com iluminação RGB.

Vale a pena dedicar algumas horas na montagem desses projetos. Eles só vão estimular o seu lado criativo.

 

 

Via GitHub


Compartilhe