Thermaltake WaterRam: a RAM com refrigeração líquida no seu PC

Compartilhe

A refrigeração líquida não está mais restrita aos mais freaks da informática. A até então técnica proibida que podia destruir o seu PC em caso de falhas hoje pode ser adotada por qualquer pessoa, com sistemas de refrigeração pré-montados e fáceis de serem instalados.

Por isso, está mais comum ver computadores com esse tipo de refrigeração, e todo um hardware se adaptando à ela. Agora, podemos instalar refrigeração líquida na memória RAM, onde mais fabricantes apostam nessa alternativa para os seus módulos.

 

 

RAM com refrigeração líquida: você precisa disso?

 

A Thermaltake, uma das gigantes no setor, apresentou o WaterRam, um novo módulo de memória com tudo o que é necessário para conectá-lo ao nosso sistema de refrigeração líquida.

Estamos diante de quatro módulos de 8 GB cada (32 GB de RAM no total), no padrão DDR4-3600, ou seja, relativamente rápidos mas não os mais velozes do mercado. Os módulos estão unidos a blocos com portas onde podemos conectar os tubos do nosso sistema de refrigeração líquida, o que por si não serve de muita coisa sem um sistema próprio de instalação.

O bloco também é uma bela desculpa para implementar mais iluminação RGB personalizada no equipamento, oferecendo um acabamento mais extremo ao computador, algo que os usuários mais freaks ou exigentes (e gamers) adoram.

A Thermaltake não revela todos os detalhes do seu sistema, mas é de se imaginar que os módulos foram desenvolvidos para serem overclockeados, ou seja, para aumentar a sua frequência além das configurações de fábrica. Normalmente os módulos de RAM só contam com um dissipador passivo, e por isso dependem do fluxo de ar da caixa para a refrigeração. Isso limita muito as opções para tirar o maior proveito possível para um bom desempenho.

Não só isso: agora temos módulos RAM cada vez mais rápidos, que vão precisar de refrigeração ativa. Pode ser que, em um futuro próximo, colocar refrigeração líquida na memória seja algo tão comum como o que fazemos hoje com o processador.

Por enquanto, a Thermaltake WaterRam não tem preço definido, mas a empresa afirma que o produto já começou a ser distribuído nas lojas.

 

 

Via Thermaltake


Compartilhe