Fanimatrix Torrent - The Fanimatrix, o torrent ativo mais antigo do mundo, completou 15 anos de vida

O arquivo de torrent ativo mais antigo do mundo completou incríveis 15 anos de atividades na semana passada. O ‘The Fanimatrix’, versão de 150 MB do filme de ficção científica, foi criado na Nova Zelândia por fãs com um orçamento limitado de US$ 500 (metade do valor investido em uma jaqueta de couro).

Hoje, contamos com plataformas de streaming que eram inexistentes em 2003. Ou seja, o alojamento centralizado não era uma opção, já que o consumo de banda seria inviável para um compartilhamento de um arquivo desse tamanho via HTTP ou FTP.

Logo, o pouco dinheiro e os recursos limitados fizeram com que os administradores de rede na época abraçassem uma solução desconhecida, porém, promissora: o BitTorrent.

Quanto mais popular o arquivo ficava, mais ele era compartilhado, mas com menor consumo de banda de dados. Era perfeito. E, por isso, o torrent foi criado em 28 de setembro de 2003.

O arquivo torrent teria sido baixado por 70 mil vezes na sua primeira semana. Uma estatística impressionante, inclusive para os dias de hoje.

O BitTorrent resultou em uma economia de aproximadamente US$ 550 mil para os envolvidos, só em consumo de banda de dados, e só no primeiro mês de funcionamento.

O ‘The Fanimatrix’ é considerado uma peça histórica da internet, e seus responsáveis planejam manter o arquivo em funcionamento, além de manter uma versão restaurada do seu site original.

 

Via Torrent Freak