Ser assaltado é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Ou perder um iPhone em algum lugar do tempo e espaço também. Se você deixar de ter o seu telefone por qualquer motivo, a única coisa que você quer é recuperá-lo. E saiba que existem formas de rastrear o seu iPhone nesses casos (mas tome cuidado em casos de assalto).

O Find My iPhone pode te ajudar, e tem duas opções: ou usar o aplicativo específico de localização do dispositivo em algum outro device com o iOS, ou entrar no site do iCloud.

Para encontrar o seu iPhone, você precisa iniciar a sessão em sua conta do iCloud, a mesma que você tem no dispositivo perdido. As opções que você tem, além de localizar o celular (ou iPad, Mac e AirPods) é apagar todos os dados, bloqueá-lo e reproduzir um som.

Certifique-se de ter a opção de localização do iPhone ativa nas configurações do seu celular em caso de emergências.

Bloqueie a linha e reporte o IMEI
Você também deve fazer isso imediatamente depois do incidente, seja em caso de perda ou roubo. Ligue para o serviço de atendimento ao cliente de sua operadora de telefonia móvel, e eles se encarregam do bloqueio. Em alguns casos, é preciso fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia, que também pode realizar o bloqueio do IMEI.

Se você perdeu o dispositivo e conseguiu localizá-lo em um momento posterior, você pode voltar a ativá-lo. O mesmo acontece com o IMEI: entre em contato com a operadora, que vai bloquear o acesso ao telefone roubado a qualquer linha que você vai ativar no futuro.