Ter alguns adesivos colados no seu notebook pode trazer problemas em determinadas situações, como em viagens e em envolvimentos com contornos políticos.

Adesivos com mensagens políticas ou que indicam a participação em determinados grupos, empresas ou órgãos podem fazer com que o seu equipamento seja inspecionado por oficiais de segurança em aeroportos, ou que vire alvo daqueles que buscam informações sensíveis, incluindo a espionagem industrial ou legal.

Países como Estados Unidos apertaram o cerco nesse aspecto, e dependendo do que você manifesta publicamente na tampa do seu notebook, as autoridades podem exigir o registro do equipamento, inclusive perguntando a senha das nossas redes sociais.

Muita gente inclusive está formatando por completo o disco rígido do computador, ou realizando uma instalação do zero apenas para evitar tal possibilidade de localização de dados sensíveis no equipamento.

 

 

Adesivos que revelam onde você trabalhou ou com quem ou qual empresa você colaborou, ou se você trabalha (ou trabalhou) em determinados veículos de comunicação, ou imagens que nos ligam a empresas de segurança informática podem despertar o alarde de alheios, pois pode indicar a existência de dados sensíveis que podem ser valiosos em casos de roubo ou confisco do notebook.

Dito tudo isso, a solução é simples: se quer colocar adesivos na tampa do seu notebook, coloque alguns que podem ser removidos com facilidade, ou coloque imagens que expressam a sua personalidade, mas que não revelam suas atividades profissionais ou posicionamentos políticos e ideológicos.

Faça o possível para evitar se tornar o alvo do alheio.

 

Via Motherboard