Início » Smartphones » Tenho um smartphone da Huawei nesse momento: eu vou ficar sem o Android?

Tenho um smartphone da Huawei nesse momento: eu vou ficar sem o Android?

Compartilhe

O veto dos Estados Unidos à Huawei e o possível fim das relações do Google com esse fabricante chinês gerou muitas dúvidas sobre o futuro do Android nos dispositivos da marca. Isso, somado às interpretações erradas e ao alarmismo de alguns veículos, gerou uma grande onda de desinformação que não ajudou a ninguém.

Sei que muitos leitores do blog não sabem o que pode acontecer com os dispositivos da Huawei que hoje contam com o sistema Android, muito menos com aqueles que chegarão ao mercado nos próximos meses. Logo, esse post tem como objetivo ajudar a esclarecer a principal dúvida entre os usuários: o que vai acontecer com o meu smartphone da Huawei se o veto se manter?

Lembro que sempre existe a possibilidade de acontecer um acordo entre Estados Unidos e China, e isso colocaria um fim ao veto contra a Huawei, mas nesse momento a situação é a que vamos dissertar nesse post, sempre tentando manter uma perspectiva realista sobre o que acontece agora, o que pode acontecer no futuro e o que perderíamos em um smartphone sem o Android e sem os serviços do Google.

 

 

Tenho um smartphone Huawei com Android. O que vai acontecer?

 

Nada.

Não precisa amaldiçoar o telefone nem sair correndo atrás de outro, achando que o seu Huawei atual será um peso de papel inútil no futuro. O seu smartphone vai seguir funcionando normalmente, e você terá o acesso à Google Play Store, baixando os aplicativos que quiser, quando e quantas vezes quiser.

O mesmo vale para os serviços do Google no Android, que ficarão ativos e funcionais. A Huawei vai seguir oferecendo suporte aos dispositivos baseados nesse sistema operacional.

Se o Google decidir fechar as portas para a Huawei de forma mais radical e drástica, vai perder também uma enorme quantidade de usuários. E isso é tudo o que o Google não quer. Por isso, vai manter o suporte para a Huawei.

O que pode acontecer é a redução ou desaparecimento por completo de novas versões do Android para a Huawei, mas o período mínimo de suporte de atualizações de segurança deve ser cumprido sem maiores problemas.

Ou seja, use o seu smartphone Huawei sem maiores problemas. Você não tem o que temer nesse momento, e não acredito que a situação vai mudar a médio prazo.


Compartilhe