Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Tenho pouco dinheiro: compro um telefone de entrada novo ou um top de linha recondicionado?

Tenho pouco dinheiro: compro um telefone de entrada novo ou um top de linha recondicionado?

Compartilhe

Você está com pouco dinheiro neste momento, mas quer ou precisa comprar um smartphone novo. Saiba que você não está sozinho, pois vivemos em uma crise financeira que apertou os cintos de todo mundo, gerando uma dinâmica imprevisível para as nossas finanças.

Logo, também é normal que você considere realizar a compra de um telefone recondicionado com esse pouco dinheiro que você possui. Ao mesmo tempo, fica em dúvidas se esse é um bom negócio, ou se realmente não seria melhor comprar um telefone novo com configurações mais modestas.

É uma escolha difícil, eu sei. E estou aqui para tentar ajudar nessa decisão.

 

A resposta é mais simples do que pode parecer

Por um lado, os telefones recondicionados passam por um rígido controle de qualidade e processo de recuperação para voltar ao mercado. E a esmagadora maioria de dispositivos dentro desse grupo voltam para as lojas como se fossem smartphones novos.

E a principal vantagem dos smartphones recondicionados é a mais óbvia do mundo: eles custam muito menos dinheiro que o valor cobrado por um telefone novo, o que pode ser um excelente negócio para quem tem um orçamento mais restrito e para aqueles que querem economizar na hora de comprar o novo dispositivo.

Por outro lado, os telefones novos entregam a garantia de fábrica de 12 meses, algo que é muito relevante para aquelas pessoas que pretendem ficar mais tempo com o dispositivo em mãos. Porém, as chances de serem obrigados a comprar um telefone mais limitado nas especificações por causa do orçamento restrito são enormes.

Para facilitar o processo de escolha do dispositivo em função dos fatos objetivos envolvendo cada segmento, vamos apresentar a partir de agora as principais vantagens para os telefones recondicionados, e os pontos a favor dos telefones novos.

Dessa forma, você consegue visualizar melhor o que cada segmento pode oferecer, permitindo que você realize a escolha de forma mais consciente, alcançando aquilo que cada tipo de dispositivo pode oferecer de melhor.

 

Pontos a favor dos smartphones recondicionados

  • São mais baratos
  • Você pode comprar telefones melhores por menos dinheiro
  • Você colabora com a tecnologia responsável
  • Você pode comprar telefones tops de linha com preços muito acessíveis, embora sejam dispositivos dos anos anteriores
  • Você pode optar por smartphones mais potentes
  • De acordo com sua classificação, você pode encontrar telefones perfeitos com aparência de novos
  • Eles têm uma garantia da loja ou de fábrica, dependendo das condições ou da marca escolhida

 

Pontos a favor dos smartphones novos

  • Você é o primeiro usuário, já que esses dispositivos não passaram por outras mãos
  • Eles contam com uma garantia mais longa do que os telefones recondicionados
  • Você tem uma maior variedade de modelos para escolher
  • Telefones novos contam com mais anos de atualizações, dependendo do modelo escolhido e do seu fabricante
  • Você pode escolher os modelos mais recentes do mercado

 

Quando cada um deles vale mais a pena?

Se você quer comprar um smartphone top de linha ou intermediário com ótimas características mas seu orçamento é mais limitado, os telefones recondicionados são a sua melhor alternativa.

Dessa forma, você pode escolher por telefones muito completos e potentes, mas pagando muito menos dinheiro do que os valores cobrados pelos telefones novos. Se você não precisa ficar se gabando em contar com um smartphone do ano, pode comprar um ótimo telefone do ano passado e ser feliz com ele.

É sempre importante observar o valor pago no dispositivo. Em alguns casos, a diferença para um telefone novo tende a ser pequena, de modo que vale mais a pena pagar um pouco a mais para ter um dispositivo com garantia maior.

Além disso, é bom verificar se esse telefone recondicionado possui algum ponto negativo ou um fator que pode atrapalhar a sua compra, como um arranhão na carcaça ou a vida útil da bateria menor do que o desejado.

Por fim, compre telefones recondicionados apenas de sites ou vendedores confiáveis, pesquisando sempre as credenciais do lojista.

Agora, se você vai comprar um telefone de entrada de qualquer maneira, é muito melhor investir o seu dinheiro em um dispositivo novo. Modelos mais econômicos ou de linha média contam com ofertas bem chamativas, e neste caso é melhor obter a garantia de fábrica oferecida pela marca do dispositivo.

Certifique-se de que esse investimento no telefone de entrada não será sinônimo de jogar dinheiro fora no futuro. E uma das formas para alcançar esse objetivo é investindo em um smartphone novo dentro da categoria dos modelos econômicos.

Vai por mim: o seu bolso vai agradecer com as chances menores de enviar um telefone muito barato para a manutenção.


Compartilhe