Facebook e Instagram vão apertar o cerco sobre as políticas de uso de suas plataformas por menores de 13 anos.

Desde o seu lançamento em 2006, o Facebook exigia que seus usuários tivessem pelo menos 13 anos de idade para a criação de uma conta. Porém, nunca exigiu qualquer documentação sobre o processo de registro, e só investigava eventuais perfis de menores de idade em caso de denúncias.

Agora, uma mudança na política de uso permite que as duas redes sociais bloqueiem proativamente as contas suspeitas. Qualquer pessoa com a conta bloqueada pela nova política só poderá recuperar o acesso fornecendo documentação válida.

A mudança pode resultar em um pequeno impacto no número de usuários e na receita do Facebook, embora a grande maioria dos usuários não estão violando a política de idade.

A regra em si foi implementada para seguir a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças dos EUA, e não sabemos como o Facebook vai lidar com as contas criadas quando os usuários tinham menos de 13 anos, mas que hoje contam com a idade legal para usar a plataforma. Tudo indica que, nesses casos, não teremos punições.

 

Via TechCrunch