Compartilhe

Aí, jovem que está lendo esse post: já comprou o seu Xbox Series X na pré-venda? Beleza. Você é rico, pois sei que você comprou um console importado. Mas… tem certeza que comprou o Series X? Mesmo? Vai lá ver no boleto se está o nome certo. Só por desencargo de consciência.

No momento em que esse post foi produzido, os novos consoles da Microsoft, o Xbox Series X e o Xbox Series S ainda não estão em pré-venda no Brasil. Mas lá fora, a corrida pela compra antecipada dos novos consoles já começou. E vários usuários mais apressados acabaram cometendo um PEQUENO grande erro: comprou o Xbox One X no lugar do Xbox Series X.

 

 

 

Sofrendo de ejaculação precoce

 

 

Este é um tipo de erro que pode se tornar bem comum, pelo menos nos primeiros dias de venda dos novos consoles. Afinal de contas, o jovem está diante do computador ou smartphone ansioso, querendo fechar logo a compra do videogame e, na pressa, podem acabar comprando o console antigo no lugar do novo. Ainda mais por acreditar que está pagando bem menos pelo novo console, mas sem perceber que, na verdade, está comprando um produto antigo.

Isso já está acontecendo lá fora. Nos Estados Unidos, por exemplo, o site da Amazon registrou um aumento de 747% no ranking de vendas do Xbox One X (um console lançado em 2017), dentro da lista dos itens mais vendidos da varejista norte-americana. E tudo isso por causa de uma confusão de nomes.

 

 

Tá, é possível que muitos usuários compraram o Xbox One X de forma consciente, aproveitando uma eventual queda de preço desse console em função do lançamento do modelo de nova geração. Mas… 747%? Tudo isso? Aqui, é fácil acreditar ou entender que a grande maioria dos compradores não se atentaram para a pequena diferença no nome, e isso explica melhor o disparar de vendas do modelo da atual geração.

 

 

 

Por que não Xbox 5, Microsoft?

 

 

A Microsoft fez uma escolha infeliz no nome do novo console de videogames, e isso pode impactar negativamente nos ganhos iniciais do produto. Não só por causa dos consoles da geração anterior, mas até mesmo para que os usuários diferenciem os nomes Xbox Series X e Xbox Series S, nomes ainda mais fáceis para confundir, o que deixa a situação mais complicada para aquela sua tia avó que quer agradar você comprando um novo Xbox.

A evolução dos nomes da família Xbox (Xbox, Xbox 360, Xbox One/S/X, Xbox Series S/X) não ajuda nessa diferenciação. Enquanto isso, a Sony apostou na simplicidade para batizar os seus consoles, colocando uma simples evolução numérica para diferenciar as diversas gerações do produto (PS, PS2, PS3, PS4, PS5), evitando confusões desnecessárias e estabelecendo uma forma simples e direta para definir os seus diferentes consoles.

E, só para piorar ainda mais a confusão: os nomes dos novos consoles da Microsoft contam com pronúncias similares no inglês, e os vendedores menos atentos podem acabar trocando o console mais potente pelo mais simples. Ainda bem que esse último problema não vai acontecer por aqui, justamente por causa das características fonéticas da língua portuguesa.

 

 

 

Se vira agora, Microsoft!

 

 

Vamos ver como a Microsoft vai lidar com essa situação. Com essa, e com outro cenário complexo: o limitado estoque dos consoles, que já está esgotado em muitas lojas lá fora.

A Microsoft sentiu a alta demanda, da mesma forma que a Sony também passou por esse problema. E mesmo com as promessas e tentativas para controlar o problema, fato é que muitos usuários terão que esperar os novos consoles cheguem nas lojas, e vai ter muita gente ficando sem o videogame logo no primeiro dia.

Sobre o problema dos nomes trocados, alguns analistas afirmam que isso aconteceu por causa de uma má configuração nos bots que realizam as compras de forma automática. Ou pode ser apenas o preço bem mais competitivo do Xbox One X. Vai saber.

No Brasil, eu espero realmente um aumento nas vendas do Xbox One X, assim como já percebo um aumento nas ofertas de consoles da atual geração. São os gamers se preparando para os videogames da nova geração.

Mas não imagino por aqui um aumento de 747% nas vendas do Xbox One X. Isso só pode ser muita gente se confundindo com nomes semelhantes para produtos diferentes.


Compartilhe