Telegram vs WhatsApp: qual app oferece maior privacidade? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Telegram vs WhatsApp: qual app oferece maior privacidade? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Telegram vs WhatsApp: qual app oferece maior privacidade?

Telegram vs WhatsApp: qual app oferece maior privacidade?

Compartilhe

Os dois contam com o mesmo propósito, mas são muito diferentes em vários detalhes.

Telegram e WhatsApp são os aplicativos de mensagens mais populares da atualidade. Através das duas plataformas, muitas pessoas conseguem se manter em contato com familiares, amigos, colegas de trabalho e clientes. Porém, algumas pessoas ainda ficam em dúvida para detectar qual dos dois aplicativos conta com o maior pacote de recursos pensando na privacidade dos seus usuários.

Não podemos culpar esses usuários. É complicado responder essa pergunta sem gerar um conflito entre defensores e detratores das plataformas. Sempre teremos as pessoas que vão defender um aplicativo e depreciar o outro.

Mas a verdade é muito mais direta do que subjetiva, e uma alternativa é, sem sombra de dúvida, muito mais privada que a outra. Eu sei que muitos de vocês que estão lendo esse post já contam com a resposta em mente, mas para os mais indecisos (que contribuem para uma audiência rotativa), vamos dar a resposta de forma bem objetiva.

 

 

Telegram

Ele conta com um modo de auto-destruição de mensagens que pode ser programado pelo usuário para que a eliminação aconteça após algum tempo de visualização do conteúdo por parte do destinatário. Você pode determinar quanto tempo a mensagem vai ficar ativa antes de sua destruição automática.

Tal recurso é especialmente útil quando você tem conversas que não podem (ou que não devem) ser lidas por mais ninguém, seja por um vazamento ou porque alguém pegou o seu telefone de forma inadvertida ou não autorizada. Dessa forma, esse conteúdo se mantem em segredo. A desvantagem aqui é que nem você pode acessar essas mensagens novamente depois de removidas.

Além disso, o Telegram conta com a opção de ocultar chats que só podem ser acessados através de um código determinado por você. Mesmo que seja muito mais suspeito visualizar chats ocultos, ao menos você garante que mais ninguém vai conseguir ler o conteúdo, caso o mesmo seja compartilhado com informações valiosas de trabalho, como senhas e informações administrativas e/ou corporativas. Além disso, não é possível fazer o registro de capturas de tela dentro dos chats privados.

 

 

WhatsApp

Já o WhatsApp também pode ajudar o usuário a ocultar mensagens dentro de um chat, mas não é tão eficiente e protegido quanto acontece com o seu principal rival. Aqui, a melhor opção de segurança que está à sua disposição é mesmo o bloqueio de todo o WhatsApp com uma senha ou pela identificação biométrica.

Você pode utilizar o próprio WhatsApp para garantir essa segurança ou utilizar aplicativos de terceiros. Não existe uma maneira de ocultar um chat com senha de forma nativa, mas ao menos todas as mensagens vão ficar codificadas. Não é possível abrir um chat privado, e aqui é possível obter capturas de tela de qualquer conversa.

 

 

Conclusão

Nem é preciso pensar muito para concluir que o Telegram possui um pacote de segurança mais completo em comparação com o WhatsApp. Por outro lado, os acontecimentos recentes no Brasil mostraram que nem mesmo o Telegram é 100% seguro na questão de privacidade. Mas ao menos minimiza as chances das suas conversas mais privadas acabarem nas mãos de terceiros, oferecendo alternativas mais interessantes para ao menos tentar preservar a sua privacidade.


Compartilhe