WhatsApp e Telegram são muito populares em 2019, e apesar de parecerem semelhantes, eles contam com algumas diferenças muito claras. E nesse post, vamos mostras as similaridades e diferenças dos dois apps de comunicação instantânea mais populares do mercado.

 

 

Vamos falar dos reis das mensagens instantâneas

 

O WhatsApp é um aplicativo considerado indispensável para muita gente, e evoluiu muito nos últimos 10 anos. Nesse tempo, entre tantos rivais que apareceram, apenas o Telegram se posicionou como uma real ameaça.

O WhatsApp foi o pioneiro, mas o Telegram apresentou muitas inovações, se destacando também por ser 100% gratuito desde o seu primeiro segundo de vida (o WhatsApp tinha um pagamento anual que custava menos que um cafezinho).

Hoje, os dois apps permitem o envio dos mais populares formatos de arquivos da web. Curiosamente, o WhatsApp é um dos canais mais utilizados para enviar memes na web.

 

 

Videochamadas, a grande ausência do Telegram

 

A principal vantagem do WhatsApp em relação ao Telegram é contar com as videochamadas, e não sabemos se o aplicativo de origem russa tem a intenção de adicionar tal funcionalidade no futuro.

Por outro lado, o Telegram conta com o envio de mensagens de vídeo simplificado, como se fosse uma mensagem de voz, algo que o WhatsApp ainda precisa implementar.

 

 

Editar mensagens enviadas, algo (teoricamente) impossível no WhatsApp

 

Todos cometem erros, e mensagens enviadas de forma incorreta já causaram vários problemas no passado. O Telegram permite a edição de mensagens depois de enviadas, algo que é impossível no WhatsApp… na teoria, pois descobriram recentemente um bug que aparentemente permite tal edição. Mas isso é assunto para outro post. Ao menos o WhatsApp permite há muito tempo apagar mensagens enviadas depois de pouco tempo do envio.

 

 

WhatsApp é débil nos canais de transmissão

 

O Telegram conta com canais de notícias que podem ser adicionados de forma bem simples. O WhatsApp conta com as listas de difusão, mas ela é meio deficiente nesse sentido (não envia mensagens para quem não tem o seu número na agenda).

 

 

A segurança no Telegram é maior

 

Só pelo fato do WhatsApp ser do Facebook já cria pânico em muita gente que se preocupa com a privacidade dos seus dados. Já o Telegram inclui protocolos de segurança avançados, e permitem o uso do proxy para chamadas e vantagens, além de permitir criar chats onde as mensagens possuem data de caducidade e opções mais restritivas nos grupos para selecionar quem pode participar e que não pode.

 

 

App multi-dispositivo: Telegram dá uma surra

 

A integração multi-dispositivo do Telegram humilha o WhatsApp, com apps para PC, Linux e Mac com funcionamento totalmente independente do smartphone. O WhatsApp Web é muito mais limitado, pois basicamente cria uma conexão com o telefone e replica todo o conteúdo do dispositivo móvel, que precisa estar por perto e funcionando o tempo todo.

 

 

WhatsApp vence no que mais importa: nos usuários

 

 

Apesar de todas as vantagens do Telegram, o WhatsApp ainda está muito na frente dos usuários ativos. Todo mundo está no WhatsApp (1.5 bilhão de usuários ativos ao mês), e poucos dos seus amigos estão no Telegram (200 milhões de usuários ativos ao mês).

 

 

Conclusão

 

Telegram e WhatsApp contam com vantagens e desvantagens que diferenciam os dois apps. O Telegram começou como uma proposta inovadora, mas o WhatsApp conseguiu igualar esse aspecto com o tempo.

Lembre-se que os dois apps são 100% gratuitos, e você pode ter os dois no seu smartphone sem problemas. Logo, a escolha pelo melhor app de comunicação instantânea é, basicamente, sua.