Telas AMOLED, IPS LCD e OLED: qual é a melhor?
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Telas AMOLED, IPS LCD e OLED: qual é a melhor?

Telas AMOLED, IPS LCD e OLED: qual é a melhor?

Compartilhe

Escolher um tipo de tela para o seu smartphone vai depender dos seus propósitos e objetivos com o dispositivo. Mas muitos usuários não prestam a menor atenção neste detalhe, que pode fazer a diferença em alguns aspectos na experiência de uso.

Dois aspectos que são diretamente influenciados pelas telas do smartphone são a autonomia de bateria e a qualidade de consumo de conteúdos multimídia. Dependendo de cada material escolhido, você pode obter melhores resultados nesses aspectos.

Neste post, vamos conhecer os principais tipos de telas disponíveis para smartphones, além de mostrar qual é a melhor tela que você pode escolher de acordo com as suas necessidades.

 

 

 

AMOLED

As telas AMOLED (Active Matrix Organic Light-Emitting Diode) usam materiais orgânicos que emitem luz quando se aplica a eletricidade. É baseada na tecnologia OLED, mas não mostra os tons negros tão puros quanto esse tipo de tela.

Smartphones com esse tipo de tela podem mostrar imagens mais brilhantes, finas, flexíveis e eficientes, iluminando cada pixel quando ativados eletronicamente. Com isso, seus pretos são profundos porque se vale da tela desligada, o que resulta em um menor consumo de energia.

As telas Super AMOLED são as suas sucessoras naturais, entregando melhorias em diversos aspectos.

 

 

 

IPS LCD

É a tecnologia mais comum que você vai encontrar nos smartphones. São mais baratas de fabricar, reduzindo o preço dos dispositivos.

É uma tela de cristal líquido com pixels que podem modificar a fonte de luz para mostrar as diferentes cores. As telas IPS (In-Plane Switching) entregam uma maior representação de cor, contraste e ângulos de visão de alta-qualidade. É uma evolução das telas TFT LCD.

 

 

 

OLED

Mais presentes nos smartphones top de linha, usa a tecnologia de retroiluminação geral do painel de pixel, com um diodo emissor de luz para cada pixel, que é iluminado separadamente e oferecendo características únicas de cor, contraste e brilho.

Dentro desse grupo, encontramos as telas P-OLED (P de plástico), o que resulta em telas mais finas e moldáveis.

 

 

 

No que se diferenciam?

As telas AMOLED e OLED contam com maior saturação, o que pode resultar em um maior cansaço visual. Por outro lado, a redução de energia é enorme, com um negro muito mais intenso com os pixels desligados.

Além disso, as telas OLED e AMOLED contam com uma degradação maior que as telas IPS LCD, uma vez que as duas primeiras alcançam um tempo de vida máximo de 14.000, enquanto que a IPS supera as 60.000 horas com facilidade.

Todas as telas se comportam bem com o brilho, exibindo os conteúdos de forma plena mesmo em um ambiente com forte luminosidade. A grande diferença entre essas tecnologias está nas cores e na temperatura de cor. Telas AMOLED e OLED terão tons mais amarelados e lavados e cores mais vivas e chamativas, enquanto que as telas IPS LCD entregam um tom branco mais realista.

Por isso, telas AMOLED e OLED entregam temperaturas de cores mais alaranjadas (também por causa da saturação), enquanto que as telas IPS LCD mostram imagens com cores mais realistas.

 

 

 

Qual é a melhor tela?

São três tipos de tecnologia de alta qualidade mas com diferenças muito claras. E a sua escolha depende do que você considera como primordial ou prioridade.

Se você procura uma tela com cores muito vivas, as telas OLED ou AMOLED são a sua escolha. Mas se você quer uma maior verossimilidade de cores, a tela IPS LCD pode se adaptar melhor ao seu gosto.

No final das contas, a escolha é sua e do seu orçamento.


Compartilhe