Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Tela Azul da Morte voltou no Windows 10: o que eu faço?

Tela Azul da Morte voltou no Windows 10: o que eu faço?

Compartilhe

É… a Microsoft abraçou de vez a tradição nefasta em entregar atualizações do Windows 10 que são “problemáticas” (eu pensei em uma palavra pior, mas não quero perder dinheiro de publicidade por usar palavrões em um post). O October 2020 Update está apresentando alguns problemas em alguns equipamentos, e uma dessas falhas era dada como “morta” (sem trocadilhos), mas voltou para tirar o sono de muita gente: a Tela Azul da Morte.

Para quem pensava em realizar uma atualização tranquila do Windows 10, já que o software fornecido pela Microsoft era sinônimo de segurança e confiabilidade, errou feio. Errou rude. O update veio cheio de falhas, e a gigante de Redmond já reconheceu isso. inclusive a volta da temida Tela Azul da Morte, que não dava as caras faz tempo.

Eu não tive problemas até agora na atualização do Windows 10 October 2020 Update (meu notebook é um Lenovo Ideapad L340 Gamer), mas isso não significa que o problema não existe. Só entre os meus contatos pessoais, pelo menos dois computadores de amigos pararam de funcionar, e a comunidade de usuários denunciou uma série de erros que apareceram depois da instalação da última atualização.

 

 

 

O que está acontecendo?

 

 

A Microsoft afirma que os problemas causados pelo Windows 10 October Update são causados por falhas de compatibilidade com funções do próprio sistema operacional. Esse erro fica caracterizado pela exibição da frase abaixo:

 

DRIVER_VERIFIER_DMA_VIOLATION (e6) An illegal DMA operation was attempted by a driver being verified.

 

Parece que o problema estaria relacionado com a Intel, já que foram detectados problemas de incompatibilidade em algumas unidades de SSD NVMe (nos computadores que testemunhei com o problema, a falha resultou no não reconhecimento da SSD no equipamento). A Microsoft aplicou uma suspensão de compatibilidade nos equipamentos que apresentaram essa falha para bloquear a atualização nesses computadores.

As falhas de compatibilidade estariam acontecendo por conta das instalações forçadas da nova versão do sistema operacional, o que resultaria na volta da nefasta Tela Azul da Morte e na chegada de outros problemas bem sérios, como ciclos de reinicialização intermináveis ou bloqueio do desempenho do sistema.

 

 

 

O que fazer nesse caso?

 

É mais que recomendável que você só instale as atualizações que aparecem no Windows Update, e não por ferramentas de criação de mídia ou programas similares. O problema é que nos dois casos onde essa falha apareceu, os usuários receberam a atualização do Windows 10 de forma automática, e nem tiveram a chance de se defender dos problemas.

Se por um acaso você foi vítima desse problema no update do Windows 10 October 2020, saiba que é possível voltar para a versão anterior a partir do painel de configurações.

Outra falha detectada pelo update está nos pedidos aleatórios do sistema operacional em encerrar a sessão e reiniciar de forma forçada alguns sistemas, por conta de problemas com o processo de autoridade de segurança local e complemento MMC. Para saber se você foi afetado por essa falha, identifique se o computador está pedindo para se reinicializado ao acaso, e essa mensagem volta a aparecer outras vezes depois de você realizar o processo correto de reinicialização.

Essa falha aparece quando os usuários tentam acessar a página do aplicativo de configuração de opções de início de sessão do Windows. Nesse momento, também foi aplicado um bloqueio de retenção do update para dispositivos afetados. De novo, se você instalou a atualização, tente voltar para a versão anterior.

 

 

Via WindowsLatest


Compartilhe