Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Tecnologias essenciais para o trabalho home office de advogados

Tecnologias essenciais para o trabalho home office de advogados

Compartilhe

Trabalhar no home office não significa apenas levar o trabalho para casa. Quem já testou esse modelo sabe que ele apresenta certos desafios e requer uma dose extra de disciplina.

Apesar de ter vantagens como a flexibilidade, por exemplo, sem um bom gerenciamento de tempo e ferramentas adequadas fica difícil ser produtivo e até desfrutar dos benefícios do trabalho remoto.

Na advocacia, o home office vem ganhando espaço há algum tempo. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o trabalho remoto passou a ser uma realidade para a maior parte dos profissionais jurídicos.

A vantagem para o mercado jurídico é que já existem excelentes ferramentas que permitem levar o escritório para casa.

Com um bom software para advogados o profissional tem o que precisa para aproveitar o melhor do home office, sem perder a qualidade na prestação de serviços.

 

 

 

Gestão de tempo e produtividade

 

Um dos maiores desafios do home office é a gestão de tempo. Afinal, em casa o advogado possui uma série de distrações e, caso não gerencie bem o tempo, fica mais difícil vencer a procrastinação.

Para ser produtivo no home office é essencial delimitar os horários e definir uma rotina. Mais do que estabelecer um local para trabalhar, é preciso definir um horário para começar e para terminar suas atividades.

Uma boa dica é usar uma agenda online, como o Google Calendar, por exemplo, e criar notificações para cada uma das atividades do dia a dia.

O uso de um software para advogados é interessante, já que essa ferramenta conta com uma série de notificações automáticas auxiliando no cumprimento de prazos e demais tarefas.

Outra vantagem do software para advogados é o time sheet. Medindo o tempo consumido em cada atividade e com cada cliente, o advogado consegue saber exatamente se ele está sendo produtivo.

Hoje a produtividade é um fator de competitividade em um mercado concorrido como o da advocacia. Logo, é preciso dar atenção a esse item, mesmo dentro do home office.

 

 

 

Organização de rotinas e projetos

 

Outro aspecto importante do trabalho em home office é a organização das rotinas e projetos. Quando se trabalha em casa é preciso ter um fluxo de trabalho definido e saber exatamente quais são as atividades que precisam ser feitas.

Para quem trabalha com um time de advogados ou estagiários, delegar e acompanhar a execução das atividades também é fundamental.

Existem diversas ferramentas que facilitam a organização de rotinas e até o trabalho em equipe. Uma dessas ferramentas bem conhecida é o Trello, que é baseada no método Kanban e serve para organizar projetos.

Embora seja gratuita, a ferramenta tem limitações, por isso quem opta por ela precisará provavelmente de outras para organizar o dia a dia do home office.

Hoje o advogado já pode contar com um software jurídico gratuito para organizar sua rotina. Para quem se cadastrar até 31 de maio deste ano, o plano Light do Astrea ficará disponível gratuitamente por um ano.

 

 

 

Comunicação com o time e com clientes

 

A flexibilidade é uma das principais vantagens do home office. Porém, para aproveitar os seus benefícios, é preciso investir em uma boa comunicação tanto com clientes quanto com outros advogados e estagiários.

Uma boa comunicação é essencial para alinhar atividades, delegar tarefas e até manter o time motivado.

Para realizá-la, o advogado possui uma série de ferramentas como o Slack, por exemplo, que serve para trocar informações, arquivos e dados. O Zoom e o Hangouts são boas ferramentas para se realizar reuniões presenciais e podem ser úteis tanto para reuniões de equipe quanto reuniões com clientes.

 

 

 

Gestão de documentos

 

Boa parte da rotina de um escritório de advocacia gira em torno de documentos. Porém, levar arquivos e pastas para trabalhar em casa pode ser um problema.

Para evitar esse tipo de entrave e manter uma rotina produtiva no home office é fundamental ter um sistema que armazene os documentos e facilite a sua localização.

Com um software jurídico é possível armazenar os documentos de forma organizada, auxiliando o uso de dados e informações mesmo no ambiente do home office.

A tecnologia se desenvolveu e avançou bastante nos últimos anos, auxiliando esse modelo de trabalho. Atualmente, o advogado conta com uma série de recursos, muitos deles até gratuitos, que permitem levar o escritório para casa ou qualquer lugar.


Compartilhe