Wetten.com Brasil Apostas
Home » Internet » Tecnologias de realidade virtual vem promovendo aumento nas vendas de imóveis

Tecnologias de realidade virtual vem promovendo aumento nas vendas de imóveis

Compartilhe

Uma inovação tecnológica que dá um mundo de possibilidades ao cliente (Imagem: Freepik)

O que há algumas décadas poderia parecer coisa de ficção científica, hoje não apenas já é uma realidade, como também já faz parte do nosso dia a dia. Apesar de acostumados, ainda parece meio irreal pensar que podemos colocar um óculos e visualizar em 3D todo um ambiente virtual, além de interagir com ele. Pois é, as tecnologias de realidade virtual são fantásticas e nos proporcionam usos incríveis.

Um dos setores que vêm se beneficiando dessa inovação (e da popularização dela) é o imobiliário. Afinal, com um pouquinho de criatividade, ela se mostra extremamente útil quando se trata de alavancar a negociação de propriedades. Por isso, hoje vamos conferir como as tecnologias de realidade virtual são excelentes formas de promover mais apartamentos à venda em São Paulo. Venha com a gente!

O que é a realidade virtual

A realidade virtual, também conhecida como RV, é uma forma de promover a interação entre um usuário real com um ambiente virtual através dos sentidos, principalmente a visão. Um dos melhores e mais populares exemplos são os óculos RV, que mostram ao usuário um espaço que é 100% virtual. Através dele é possível visualizar e interagir com algo que, literalmente, não está ali.

A ideia é criar uma interface, mesmo sem uma conexão direta ou presencial, com objetos e ambientes criados projetados digitalmente. Esse tipo de experiência é muito mais imersiva e sinestésica, já que efeitos visuais, sonoros e táteis proporcionam ao usuário uma enorme sensação de vivenciar a realidade digital.

Como a realidade virtual ajuda no mercado imobiliário

A popularização e o acesso a novas tecnologias é sempre absorvido pelo setor imobiliário. Ainda mais por ser um dos mercados mais competitivos e aquecidos da nossa economia. Com criatividade nas aplicações, é possível trazer a realidade virtual como um diferencial para imobiliárias e incorporadoras atentas às novas tendências.

Realidade virtual x Realidade aumentada

Uma confusão muito comum é entre a realidade virtual e a realidade aumentada. Enquanto a RV faz com que o usuário fique imerso em um ambiente virtual, a realidade aumentada (RA) tem outro fim. A ideia da RA é usar objetos reais para criar novos elementos virtuais com os quais a pessoa possa interagir. 

Sendo assim, a ideia é projetar informações adicionais — como gráficos, imagens e textos — sobre o objeto com o qual a pessoa interage na realidade. Um exemplo muito aplicado atualmente é do QR code.

Exemplos de uso da realidade virtual para venda de imóveis

Agora que você já conhece a Realidade Virtual, como ela é útil para o mercado imobiliário e a diferença entre RV e realidade aumentada, vamos a alguns exemplos do seu uso no setor de imóveis. Confira:

Visualização de imóveis na planta

Talvez a aplicação mais interessante da realidade virtual dentro do ambiente imobiliário seja a imersão do potencial comprador em seu futuro imóvel na planta. Com um óculos de RV, o cliente não precisa mais imaginar como aquela tão sonhada unidade vai ser após finalizada, mas pode visualizar com seus próprios olhos.

A partir de uma projeção virtual, é possível trazer os planos da planta à vida antes mesmo do empreendimento estar pronto. Isso, com certeza, deixa o interessado com água na boca e com muito mais possibilidades de fechar negócio.

Tour virtual remoto

Outra possibilidade de interação pode ser feita com imóveis já prontos. Por exemplo, gravando com uma câmera 360º, o usuário que tem o óculos de RV pode visualizar o imóvel como um todo, sem precisar sair de casa. 

Digamos que alguém está para mudar de cidade e quer comprar uma kitnet em São Paulo. Poder visualizar dessa forma o imóvel antes mesmo de chegar pode tornar a negociação muito mais ágil. Inclusive, o cliente pode fechar negócio antes mesmo de chegar e já ter onde ficar a partir do primeiro momento.

Gostou de ver como as tecnologias de realidade virtual vêm promovendo aumento nas vendas de imóveis? Conhece outras pessoas que também vão se interessar em saber de tudo isso? Então aproveite e já compartilhe esse texto nos seus grupos de WhatsApp, no seu LinkedIn e nas suas redes sociais.


Compartilhe