TCL apresenta seus conceitos de smartphones com telas dobráveis | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia TCL apresenta seus conceitos de smartphones com telas dobráveis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | TCL apresenta seus conceitos de smartphones com telas dobráveis

TCL apresenta seus conceitos de smartphones com telas dobráveis

Compartilhe

A TCL apresentou dois novos conceitos de seus smartphones dobráveis, que podem não chegar ao mercado, mas que são curiosas alternativas a tudo o que vimos até agora. Assim, a empresa apresenta suas próprias ideias, onde o primeiro dispositivo possui uma tela com dupla dobradiça que divide o telefone em três partes, e o já vazado smartphone com tela extensível.

 

 

 

Tri-Fold

 

 

As dobradiças de tela estão se tornando os segredos mais bem guardados dos fabricantes de smartphones dobráveis, e o segredo do sucesso desse tipo de produto. Pois bem, o primeiro protótipo da TCL vem com duas dobradiças, entregando assim três telas ou dois pontos de dobra. Ou o Tri-Fold.

Quando aberto, ele parece um tablet com tela de 10 polegadas, mas quando dobrado nas laterais, vira um smartphone com dobra nos dois lados da tela, virando assim um telefone com tela de 6.6 polegadas.

 

 

Seu software se adapta ao tamanho da tela, onde a parte fechada fica apagada, e quando aberto, ele vira um tablet puro e simples.

 

 

 

O smartphone com tela extensível

 

 

A TCL também apresentou o smartphone com tela extensível, em um conceito que chegou a vazar na internet nos últimos dias. Aqui, a dobradiça de tela é lateral, o que permite ‘estirar’ o telefone na lateral. Inicialmente, ele é um telefone normal, com tela curvada nas laterais. Mas o seu mecanismo integrado no chassi permite ampliar as bordas de tela, que fica praticamente com o dobro de tamanho.

O dispositivo mede 9 mm de espessura e conta com uma tela AMOLED de 6.75 polegadas, expansível pra até 7.8 polegadas em formato 4:3 quando estirado. Como estamos deslizando apenas na lateral e não dobrando a tela, o risco de quebras e problemas é menor do que em um dispositivo com tela dobrável e flexível.

 

 

Para criar o conceito de tela expansível, a TCL utilizou uma tela flexível coberta de plástico. Antes, ele era apenas um dispositivo em formato mockup e sem software funcionando. Agora, ele é funcional.

 

 

Os dois conceitos de telefones dobráveis da TCL são muito interessantes, mostrando assim todas as possibilidades dessa tecnologia que, pelo menos nesse primeiro momentos, está apenas começando a mostrar o que pode fazer. Seja em forma de protótipos, ou na forma de telefones com preços muito elevados.

 

 

 

 

Estamos chegando a algum lugar

 

 

Ao menos a TCL apresenta algo diferente do que os principais fabricantes de tecnologia que já se lançaram no mercado de smartphones com tela dobrável e flexível apresentaram recentemente, com produtos que são caros e que ainda demonstram não contar com a tal maturidade para um produto comercial.

Não dá para saber se a TCL vai seguir em frente com esses conceitos. Eu fico na torcida para que sim. Mas pelo simples fato da empresa decidir sair do lugar comum e apresentar diferentes propostas de design, já podemos nos empolgar com um futuro mais promissor para os telefones dobráveis e/ou com telas flexíveis.

 

 

E, mesmo assim: os dois conceitos da TCL ainda contam com uma boa margem de melhora, principalmente no design e nas funcionalidades dessas telas dobráveis. Duas dobras de tela podem deixar o dispositivo grosso demais para ser acomodado no bolso da calça, e a tela estirável não é mágica. Ou será que é?

 

 


Compartilhe