Compartilhe

Antes de qualquer coisa: um Feliz 2020 para você, que decidiu ler esse artigo. Desejo que o novo ano que nasce hoje seja marcado pelo progresso, pelas realizações e por dias melhores para todos.

Este artigo é direcionado os leitores, que sempre apoiaram o trabalho do TargetHD.net e merecem ter um feedback da pesquisa realizada por nós no mês de dezembro, às assessorias de imprensa, para que possam ter um olhar mais aprofundado sobre o nosso desempenho, e aos anunciantes, na tentativa em mostrar que vale a pena insistir nesse blog. É um texto informativo, revelando como foi o ano desse blog em números.

Além disso, vou aproveitar e falar sobre o futuro do TargetHD.net, apresentando as principais mudanças no blog, principalmente na produção e distribuição de conteúdo. Porque o meu objetivo é fazer com que esse blog se alinhe mais com as preferências e necessidades do leitor, além de manter a tendência de aumento de audiência e visibilidade, deixando esse conteúdo ainda mais diversificado.

 

 

O ano de 2019 no TargetHD.net, em números

 

2019 foi um dos melhores anos da história do TargetHD.net. E isso aconteceu mesmo com a “ausência” dos reviews, um dos conteúdos mais procurados pelos leitores. Entendo que o ano foi um pouco mais complicado nos aspectos econômicos, mas apenas duas grandes marcas de telefonia móvel (LG e Motorola) enviaram convites para eventos de imprensa (apareceram vários outros convites de fabricantes de outros segmentos), e só a LG pagou as despesas de deslocamento para que eu participasse de um único lançamento no ano.

Eu agradeço a todos os convites que recebi das marcas e assessorias. Mas também entendo que, depois de quase 12 anos escrevendo sobre tecnologia, trabalhando com as principais marcas do país e com um forte aumento de audiência ao longo de 2019, eu acredito que vale a pena investirem no meu trabalho. Não dá mais para pagar do próprio bolso para cobrir eventos de tecnologia. Os poucos reviews que produzi em 2019 tiveram, em sua maioria, produtos adquiridos por mim. A escassez de produtos enviados por fabricantes e assessorias de imprensa foi quase total.

E, com os números que o TargetHD.net registrou sem os reviews, é digno de se repensar se realmente o blog precisa deles.

Sei que não sou o único blog de tecnologia que passa por isso. Vários dos meus colegas de segmento (blogueiros e youtubers) acabaram adotando outras alternativas para produzirem reviews de produtos, como por exemplo a importação dos itens, sem esperar ou depender das assessorias de imprensa. Porém, nesse momento, eu não tenho capital de giro para comprar produtos para testes e reviews. Espero ter um dia. Eu devo mesmo é agradecer pelo fato do TargetHD.net ser a minha principal fonte de renda e pagar as minhas contas.

Por outro lado, várias parcerias para ações de produção de conteúdo apareceram ao longo de 2019, muito em parte por causa da maior visibilidade que o blog recebeu ao longo do ano. Tais parcerias ajudaram na sustentabilidade das nossas atividades, permitindo a permanência desse veículo no ar, apesar de todas os desafios que o ano de 2019 apresentou.

E o conteúdo acima nem deve ser encarado como um desabafo. Mas gostaria que todos soubessem o que eu penso sobre esse assunto.

Dito tudo isso, vamos aos números que tornaram o ano de 2019 um dos melhores da história do TargetHD.net (todos os dados foram coletados via Google Analytics):

1.425.559 usuários (aumento de 163% em relação ao ano anterior)
1.710.192 sessões (aumento de 136% em relação ao ano anterior)
4.187.136 pageviews
2,45 páginas por sessão
– Dia de maior volume de visualizações: 10 de dezembro de 2019 (47 mil pageviews)

 

 

 

 

São números mais que satisfatórios, considerando que muitos “especialistas” afirmavam que os blogs estavam com os dias contados, que o TargetHD.net em si é um blog independente e de porte menor, onde uma única pessoa faz tudo, sem contar com o apoio de um grande portal ou um patrocínio master para cobrir as despesas com servidores e parte operacional.

Eu tenho muito orgulho sobre os resultados alcançados pelo TargetHD.net, e esses números me inspiram a seguir em frente. E, para melhor atender ao leitor do blog, a TargetHD Pesquisa foi bem importante. Com ela, eu tenho um perfil mais definido do leitor, compreendendo melhor os seus desejos e necessidades e, dessa forma, entregando um conteúdo final mais próximo da audiência.

 

 

Agora, chegou a hora de falar sobre o futuro.

 

 

Como será o TargetHD.net em 2020

 

A TargetHD Pesquisa 2020 ajudou a mostrar qual é o perfil do leitor do TargetHD.net, e em função disso eu posso realizar as modificações para alinhar melhor os meus interesses com os interesses da audiência. Alguns dados sobre o perfil do leitor desse blog são bem interessantes. A maioria dos leitores do blog conta com o perfil a seguir:

 

– sexo masculino
– com idades entre 26 e 35 anos
– com ensino superior completo
– mora em um estado do Sudeste
– possui renda mensal de até R$ 3.000 por mês
– tem grande afinidade com o tema tecnologia
– conhece o TargetHD.net há mais de dois anos, e encontrou o blog através de pesquisas no Google
– visita o blog todos os dias, pelo menos uma vez por dia
– acessa o blog todos os dias, com a leitura de mais de um post por dia
– gasta em torno de 3 minutos de leitura por artigo

 

 

É um perfil de leitor engajado e plenamente qualificado para adquirir boa parte dos principais produtos de tecnologia abordados em posts e reviews do blog. Aliás, é um leitor propenso a isso:

– é um leitor que prefere todos os tipos de análises possíveis dentro de um review
– para ele, o review ajuda na decisão em comprar um produto de tecnologia
– na sua maioria, comprou pelo menos um produto de tecnologia em 2019, mas parte desse grupo já comprou entre dois e cinco produtos ao longo do ano
– compraria um produto de tecnologia indicado ou recomendado pelo TargetHD.net

 

Esse perfil deve ser valorizado por mim, como produtor de conteúdo, pelas assessorias de imprensa, que representam os fabricantes, e por patrocinadores e empresas de publicidade, que precisam considerar esse grupo consumidor para as suas futuras ações.

E para tornar o blog ainda mais atraente para os leitores, algumas mudanças são necessárias. A partir de hoje, vamos deixar o nosso conteúdo mais dinâmico e completo, com as ações a seguir.

 

 

1) No máximo, sete artigos por dia

 

Eu não tenho mais tempo, recursos financeiros ou saúde para ficar o dia inteiro na frente do computador para produzir conteúdos. Eu amo o que eu faço, mas preciso de mais tempo para as minhas outras atividades e, principalmente, para ter uma melhor qualidade de vida.

Ao mesmo tempo, eu percebi que apenas os grandes veículos de tecnologia com uma redação composta por vários profissionais era capaz de produzir um elevado número de artigos, combinando notícias e artigos de opinião. Os blogs independentes publicam um número bem menor de artigos e, em alguns casos, nem publicam conteúdos todos os dias.

E eu estou sozinho no TargetHD.net.

Pois bem, na TargetHD Pesquisa, a maioria das respostas apontou para um padrão de publicação de, no máximo, cinco artigos por dia. Por outro lado, outro grande grupo respondeu que prefere no máximo 10 artigos por dia.

Para ficar no meio termo, a partir de hoje, 1 de janeiro de 2020, o TargetHD.net vai publicar sete artigos por dia, no máximo. Esse número atende as minhas expectativas de produção diária, dentro de um perfil racional de tempo de trabalho na frente do computador, além de liberar mais tempo para que eu possa fazer outras coisas (inclusive outros conteúdos para o blog).

A ideia é ter cinco artigos de temas que estão em evidência no momento (ou cinco tutoriais de tecnologia, principalmente nos finais de semana), e dois tutoriais, pelo menos. Dessa forma, eu vou equilibrar as publicações mais atuais com artigos atemporais.

 

 

2) Artigos mais completos

 

O leitor do TargetHD.net revelou que quer artigos de notícias que combinam com a opinião do produtor de conteúdo. Para isso, teremos textos mais longos (500 palavras), onde a notícia ou as principais características do produto serão registradas, e na parte final do texto sempre terá a minha opinião sobre o tema abordado.

Além de beneficiar a minha visibilidade no Google (textos mais longos são indexados e ranqueados com maior eficiência no Google Search), eu beneficio o leitor do blog, que deseja por um conteúdo mais dissertado, onde informação e opinião caminham juntas.

 

 

3) Três vídeos por semana no canal do YouTube

 

Reconheço que o canal do TargetHD no YouTube ficou um pouco de lado em 2019, muito em parte porque não recebi produtos para análises e reviews (que é o tema mais consumido pelos leitores). Mas farei a minha parte em produzir conteúdos em vídeo de forma gratuita (não ganho AdSense com esse canal, que não possui publicidade vinculada).

Serão pelo menos três vídeos semanais no canal (segundas, quartas e sextas), com exceção para as semanas de grandes lançamentos e grandes feiras de tecnologia. Notícias, comentários do mundo tech, lançamentos, análises e reviews e conteúdos de opinião. Sempre focando no que há de mais novo no mercado de tecnologia.

 

 

 

Para concluir…

 

Essa é a cara do TargetHD.net nesse momento, e as minhas visões para o futuro do blog. Conto com você para esse novo ano, onde novas histórias serão contadas. Desde já, agradeço pela parceria, confiança e companhia para os próximos 12 meses. Espero poder entregar o meu melhor para produzir um conteúdo ainda mais completo, diversificado e diferenciado.

Reforço os votos de Feliz 2020 para você, que leu este artigo até aqui.

Abraços!


Compartilhe