TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Tablets com quedas de vendas no final de 2014. Culpa dos phablets, é claro… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Tablets com quedas de vendas no final de 2014. Culpa dos phablets, é claro…

Tablets com quedas de vendas no final de 2014. Culpa dos phablets, é claro…

Compartilhe

650_1000_ipad-phablet

Os phablets são os grandes culpados por devorarem parte do mercado dos tablets, por conta das telas com tamanho aproximado e peso mais cômodo, além de oferecer a tecnologia necessária para comunicações. Ao longo de 2014, sua popularidade aumentou, e as vendas dos tablets foram bem reduzidas.

O ponto mais significativo ficou evidente no último trimestre de 2014. IDC e Canalys analisaram o comportamento do mercado nesse período, e interessantes dados foram revelados, ajudando a entender o que o mercado quer.

A IDC informa que a queda nas vendas dos tablets de 2013 para 2014 foi de 4.4%, com 229.6 milhões de unidades vendidas. Em relação ao quarto trimestre dos dois anos, a queda foi de 3.2%, a primeira desde que os tablets começaram a ser contabilizados como um dispositivo em separado, lá por 2000.

650_1000_q

Como esperado, Apple e Samsung seguem como protagonistas, com significante diferença pra os demais. Porém, suas cotas de vendas e mercado estão caindo, algo que também aconteceu com outros dois fabricantes desse suporto top 5: ASUS e Amazon.

Contra a Amazon, o estrago no Kindle Fire é maior, pois eles venderam 70% a menos de tablets no mercado durante o ano de 2014 – eles só atualizaram o HDX 8.9 durante o ano. A favor da Amazon, vale lembrar que a IDC não inclui as vendas de modelos de 6 polegadas, para nenhuma marca, e ali existem modelos que podem ter vendido muitas unidades, e isso pode ter ajudado a Amazon de alguma forma nas vendas.

650_1000_aNo final das contas, com todos os movimentos, a Lenovo é uma das vencedoras no relatório da IDC, se posicionando na terceira posição. Melhorou a sua quota anual, assim como fez no último trimestre de 2014. Oferecer modelos com Android e Windows e sua forte presença na Ásia ajudaram e muito nesse crescimento.

 

Canalys

650_1000_3

Os números da Canalys não são muito diferentes, mostrando uma queda de 12% nas vendas de tablets no último trimestre de 2014. Um dos culpados? Mais uma vez, os phablets.

O segundo culpado está no ciclo de vida ou renovação de um tablet. A grande maioria dos dispositivos comprados em 2013 estão ativos e funcionais, dispensando a necessidade da troca, com um intervalo muito maior do que acontece com os smartphones.

Nessa lista, Apple e Samsung seguem liderando, mas a Amazon tem números melhores (4 milhões de unidades vendidas, com 6% de mercado). Lembrando que a Canalys coloca todo o tipo de tablets nessa equação, e com esse cenário, a Lenovo seria a quarta colocada, com 3.7 milhões de dispositivos vendidos no último trimestre.

Via IDCCanalys


Compartilhe