super mario 64

Alguns jogos do passado são eternos, e podem nos surpreender quando mudamos sua perspectiva. O hacker Kaze Emanuar modificou a ROM do clássico Super Mario 64, tornando possível jogar o game na perspectiva de primeira pessoa.

A mudança de perspectiva não afetou as habilidades de Mario. Por outro lado, não podemos ver as acrobacias do personagem. Mas não podemos negar que o jogo ficou espetacular, mesmo com algumas pessoas entendendo que jogos nessa perspectiva são mais difíceis, o que gera algumas críticas.

Outro detalhe: por Super Mario 64 não ser concebido para ser jogado em primeira pessoa, a geometria em distâncias curtas desapareceu, o que resulta na sensação de estar correndo sobre o ar.

Kaze Emanuar é um especialista na modificação de ROMs do Super Mario 64. Ele criou uma versão online do jogo, um editor de níveis inspirado no Mario Maker, uma expansão do jogo chamada Last Impact e até um mod para incluir o chapéu de Super Mario Odyssey no jogo original do Nintendo 64.

O trabalho dos modders no mundo dos games, especialmente no caso dos jogos mais antigos, ajuda a manter vivo o legado desses títulos, que se perpetuam entre as gerações, com uma capacidade de reinvenção notável.

Confira o resultado final do mod no vídeo abaixo.