Wetten.com Brasil Apostas
Home » Internet » Sua conta do YouTube pode estar à venda na Dark Web nesse momento

Sua conta do YouTube pode estar à venda na Dark Web nesse momento

Compartilhe

Se você tem um canal do YouTube com um enorme número de inscritos (não é bem o caso do TargetHD.net, que tem pouco mais de 15 mil inscritos – mas você sempre pode ajudar), com certeza você está muito feliz com esse canal e com a popularidade que você alcançou nessa tão desejada e mediática plataforma.

De coração aberto, eu quero dar os parabéns para quem alcançou esses números tão desejados. Eu imagino que não foi fácil para ninguém obter o 1 milhão de inscritos no YouTube, e receber as placas é apenas parte da satisfação em poder oferecer entretenimento e conteúdo relevante para a internet.

Mas… já pensou na possibilidade de perder todo esse trabalho árduo de uma hora para outra… de repente? Do nada? Sem aviso prévio?

Pois é… isso pode acontecer com qualquer produtor de conteúdo do YouTube com um número considerável de seguidores. Os rincões mais remotos da Dark Web entregam as más notícias: existe uma nova modalidade nessa internet obscura, que nada mais é do que leiloar pacotes de contas da plataforma com canais ativos.

 

 

 

Um canal do YouTube vale mais do que você imagina

 

 

A maioria dos meros mortais podem pensar que uma conta do YouTube vale muito pouco, principalmente quando essa conta não tem conteúdos de qualidade em produção ou produzidos. Porém, isso está um pouco longe da realidade prática: um canal ativo na principal plataforma de vídeos por streaming do planeta que possui um número mínimo de inscritos (ou um número que pode ser comercialmente chamativo) pode ser uma ferramenta mais do que interessante para determinadas pessoas.

Sabendo disso, a empresa de segurança digital IntSights publicou os resultados de sua mais recente investigação sobre o comércio de contas do YouTube na Dark Web. As informações só foram obtidas através de infiltrados nessas redes.

A investigação revela que está aparecendo um número cada vez maior de dinâmicas de venda e leilões de contas do YouTube que foram roubadas por hackers e ciber criminosos. Inclusive em alguns desses fóruns foi possível constatar a realização de enquetes entre os seus membros, onde mais de 80% dos usuários manifestaram o interesse nas compras de contas roubadas da plataforma de vídeo.

 

 

 

Como é possível fazer dinheiro com uma conta do YouTube

 

 

O IntSights também mostrou em seu estudo um exemplo de como essa nova moda criminosa acontece. Um vendedor iniciou um leilão de 687 contas roubadas do YouTube por um valor inicial de US$ 400. Para arrematar o lote de forma direta, ou seja, sem o processo de leilão, o vendedor pedia US$ 5.000.

Os canais do YouTube são valiosos para ciber criminosos que querem disseminar notícias, falsas, distribuir malwares com tutoriais, softwares piratas ou cracks falsos. Bem sabemos que existe um número enorme de pessoas que tentam economizar algum dinheiro utilizando programas piratas ou com apps que burlam o status de registro dos softwares, algo que é perigoso para o seu computador, para a integridade do sistema operacional e, principalmente, para a segurança dos seus dados.

Nos casos mais básicos, esses criminosos podem sequestrar a sua conta e seus dados, exigindo um resgate pelo canal ao youtuber que dedicou anos de produção de conteúdo para obter a visibilidade que possui hoje.

E isso não está nem perto de ser algo justo.

 

 

Via IntSights, Bleeping Computer


Compartilhe