TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Uma tela gigante que simula a interação pessoal no escritório | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Uma tela gigante que simula a interação pessoal no escritório

Uma tela gigante que simula a interação pessoal no escritório

Compartilhe

Se tem um segmento que venceu com a crise atual foi o das chamadas em vídeo. Essa ferramenta se tornou indispensável para todos os segmentos, e novas tecnologias surgem para melhorar essa experiência. Dito isso, a Argodesign apresentou o Square, um curioso conceito de tela gigante que ajuda a recriar a sensação de ter alguém conversando do nosso lado.

 

 

 

Imaginando o futuro do tele trabalho

 

 

Hoje, existem telas de 55 polegadas com resolução 4K que custam (lá fora) menos de US$ 500, o que é um valor relativamente acessível. Com essa tela LCD, temos incorporadas diferentes câmeras frontais para gravar o que está na frente dela.

A tela pode exibir um colega de trabalho sentado, mas não o exibe como acontece em uma conferência de vídeo, onde olhamos de frente e em um plano próximo. A proposta aqui é que a pessoa fique sentada com o seu próprio computador, fazendo o seu trabalho, permitindo a conversa ou o nobre ato de ignorar essa pessoa tal e como poderíamos fazer em nosso escritório.

O Square ainda é um conceito, mas baseado na tecnologia real. A tela conta com quatro câmeras que conseguem recriar uma imagem com maior profundidade. A tela adaptaria a perspectiva do usuário conforme vamos de um lugar para outro da tela.

A ideia é oferecer uma imagem em tamanho 1:1, tentando obter a sensação de ter uma janela diante do usuário, estabelecendo assim o contato visual e conversando com outra pessoa. A tela pode mostrar quatro participantes, tal e como acontece em uma chamada de vídeo tradicional. Mas o mais interessante do conceito é a sensação de ter uma pessoa do outro lado da janela, e não uma interação com uma imagem em um vídeo.

 

 

Você até pode adicionar uma terceira pessoa na conversa, pois a partir da perspectiva de exibição de imagem, é possível criar um triângulo onde a nossa tela poderia ser visualizada por outras duas pessoas.

Implementar este conceito exige que a empresa que adquirir essa tela instale as quatro câmeras em uma tela, além do desenvolvimento do software de monitoramento visual. E todas essas ferramentas já estão disponíveis de forma separada.

Para desligar as câmeras, é possível contar com uma pequena cortina para tampar o painel e eliminar a sensação de ter uma tela instalada.

 

 

 

Acompanhando a evolução das chamadas em vídeo

 

 

O tele trabalho ou home office experimentou um crescimento natural e absolutamente inesperado diante da pandemia atual, e conceitos como o Square são apenas um exemplo do quanto as conferências por vídeo podem melhorar para tentar imitar a experiência do escritório.

Entendo que o futuro do trabalho profissional está se modificando, e tais soluções serão essenciais para que boa parte do mundo não pare de vez. Novas mecânicas de interação serão adotadas, e as chamadas de vídeo são uma solução para o ambiente profissional que chegou para ficar.

O conceito do Square é mais do que interessante. Quando evoluir para uma realidade mais prática para todo o mercado, pode ser uma solução muito adotada pelas grandes corporações para aproximar executivos que estão em diferentes pontos do mundo. Agora, é uma questão de esperar e testemunhar o seu crescimento e expansão para o mercado global, algo que deve levar algum tempo.

 

 

Via Fast Company


Compartilhe