Spotify Wrapped 2020: quantas horas de música você escutou este ano?

Compartilhe

Este é um dos posts mais acessados a cada ano, pois muitos usuários estão realmente curiosos para saber quais são os destaques do ano na plataforma de streaming de música mais popular do planeta. O Spotify Wrapped conta mais sobre nós mesmos do que qualquer estudo científico ou matemático, e faz uma revisão do ano musical que acaba se tornando referência para muita gente.

E em um ano tão complexo como foi 2020, o Spotify Wrapped se tornou ainda mais esperado e relevante. Nós encontramos na música o refúgio para não enlouquecer em um mundo que se transformou de forma inesperada e repentina, e os destaques do ano indicam as tendências que nos impulsionaram a seguir em frente no meio do caos.

Pois bem, o mês de dezembro de 2020 chegou, e as tradicionais listas de destaques do ano também. Todas as plataformas estão apresentando os seus respectivos resumos dos últimos 12 meses (tá, dezembro mal começou, mas se tudo mudar de forma muito incisiva, as listas são atualizadas em janeiro de 2021), e as listas podem mostrar as mudanças radicais de comportamento das pessoas em um ano que pode ser chamado de qualquer coisa, menos de normal.

 

 

 

Um resumo em formato de stories, que está tão na moda

 

 

O Sptify Wrapped 2020 mostra quais foram os efeitos do ano anormal nos nossos hábitos de consumo musical. O resumo da plataforma faz um compilado dos conteúdos reproduzidos em nossos computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos compatíveis, apresentando quais foram os artistas mais escutados, os gêneros mais consumidos e outras análises divididas por categorias.

O estudo considera o consumo a partir de diferentes plataformas, como PC, iOS ou Android, já que está mais do que comprovado que o comportamento dos usuários no Spotify pode variar de acordo com o sistema operacional utilizado.

No caso do iOS e do Android, o Spotify Wrapped 2020 segue o bem sucedido formato de stories para apresentar os resultados dos conteúdos mais consumidos ao longo dos últimos 12 meses. No total, são 16 stories que apresentam os dados relativos aos usuários, e esses cards podem ser acessados na aba Início do aplicativo, onde aparece a expressão “2020 em resumo”, e também no botão “O que você escutou em 2020”. Os usuários podem compartilhar os stories em conjunto ou individualmente pelas redes sociais favoritas.

A ferramenta também permite que o usuário adicione a playlist “Suas músicas favoritas em 2020” na sua biblioteca de músicas, para ouvir com maior frequência as 100 canções mais escutadas ao longo do ano. Um Top 100 de 2020 automático, o que ajuda a mostrar de forma mais clara e eficiente como foi o seu perfil de consumo musical neste ano.

 

 

O Spotify também criou uma lista com as canções que foram muito escutadas ao longo do ano, mas que você não percebeu que elas existem. Essa é uma ótima maneira de descobrir novos artistas e tendências, principalmente quando queremos abrir os horizontes musicais.

E não podemos nos esquecer que os podcasts estão ganhando cada vez mais protagonismo no Spotify, de modo que a plataforma oferece cards específicos para os usuários que consumiram esse formato de mídia com maior intensidade em 2020.

Por fim, os usuários de desktops só poderão ver as playlists montadas pelo Wrapped, no segmento “criado para você”. O Spotify sempre está convidando para fazer o download do aplicativo móvel, já que a plataforma entende que essa é a melhor forma de usufruir dos benefícios dos seus serviços.


Compartilhe