Sony Xperia 1 II: fotografia, 5G e 4K são os carros chefes

Compartilhe

A Sony apresentou oficialmente o Sony Xperia 1 II, mais um smartphone com clara ênfase na fotografia, mas com uma proposta de design que aporta elegância e funcionalidade, com um acabamento belíssimo e uma tela com resolução 4K (21:9). Além disso, o modelo recebe a conectividade 5G, que está na ordem do dia para os smartphones de 2020.

Vamos conhecer o produto em detalhes nesse post.

 

 

 

Fortes sinais de identidade

 

 

O Sony Xperia 1 II possui cantos arredondados, deixando de lado as esquinas quadradas dos modelos anteriores. Sua tela OLED de 6.5 polegadas (4K, 21:9) procura manter proporções que diferencia os modelos da Sony dos demais, focando em uma melhor experiência multimídia. Os gamers também vão ter vantagens nesse modelo, que é compatível com o DualShock 4 via Game Enhancer que estreou no Xperia 1, onde o software do smartphone prioriza a parte de jogo entre todas as tarefas.

O acabamento da parte traseira foi renovado com Corning Gorilla Glass 6 (que também está na tela) e o módulo de câmera tripla (ou quádrupla, dependendo da forma em como você vê esse conjunto – falamos sobre isso mais adiante) fica posicionado em um dos campos. O botão físico para a câmera permanece, algo que muitos questionam.

 

 

 

Procurando o máximo em desempenho e autonomia

 

 

O Sony Xperia 1 II recebe o processador Qualcomm Snapdragon 865, que é vinculado ao modem X55 para suporte em 5G, e está acompanhado por 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Sua bateria de 4.000 mAh tem modo de recarga rápida que promete 50% de carga em apenas 30 minutos (o carregador de 21W é vendido separadamente). O modelo suporta recarga sem fio, e se vale da inteligência artificial para maximizar a vida útil da bateria, se adaptando ao padrão de uso.

 

 

 

Combinações fotográficas da moda, com assinatura da Zeiss

 

 

O Sony Xperia 1 II possui uma câmera traseira tripla com selo da Zeiss para calibração ótica, com um sensor ToF. A câmera principal tem foco automático contínuo que executa cálculos AF/AE de 60x por segundo, alcançando registros de até 20 quadros por segundo (10 fps para as câmeras secundárias).

O recurso é útil para gravar objetos móveis e imprevisíveis, crianças, animais e eventos esportivos, mantendo o foco ao máximo. O novo sensor principal é um Exmor RS de 1/1.7 polegadas e 12 MP. Assim, o esquema de câmeras fica desse jeito:

– Câmera de sensor de 12 megapixels com lente de abertura f/1.7 e focal de 24 milímetros.
– Câmera com sensor de 12 megapixels com lente telefoto com abertura f/2.4 e focal de 70 mm.
– Câmera de sensor de 12 megapixels com lente grande angular com abertura f/2.2 e focal de 16 milímetros.

Já a câmera frontal possui um sensor de 8 MP.

 

 

A interface de câmera foi renovada, com um modo Pro com os controles semelhantes aos presentes no menu da câmera avançada Sony Alpha, o que pode melhorar a experiência fotográfica com os ajustes dos parâmetros de forma manual. Dessa forma, o Sony Xperia 1 II pode ser o controle remoto das câmeras compatíveis, passando as fotos da câmera para o celular.

Na parte de vídeos, o Sony Xperia 1 II conta com um modo Pro que suporta gravações 2K a 120 fps + HDR e 4K HDR a 2, 25, 30 e 60 fps. A interface também possui controles manuais para zoom, exposição e equilíbrio de brancos. Aqui, existe a promessa de bons resultados no áudio com o seu filtro de ruído e vento.

 

 

Na parte de som, encontramos o Dolby Atmos para uma experiência mais imersiva com alto-falantes estéreo, além do conector para fones de ouvido de 3.5 mm e a inteligência artificial, utilizada para melhorar a frequência e a taxa de bits em tempo real.

Para quem tem fones de ouvido compatíveis, é possível ouvir o som com alta resolução com ou sem fio. Assinantes de plataformas como TIDAL ou compatível com o som 360 Reality Audio podem obter um som mais imersivo e otimizado.

 

 

O Sony Xperia 1 II não tem preço definido, e será lançado lá fora durante a primavera do hemisfério norte (segundo trimestre de 2020). Sem previsão de chegada no Brasil.

 

 

 

Sony Xperia 1 II: especificações técnicas

DIMENSÕES E PESO166 x 72 x 7,9, 181 gramas
TELAResolução 21:9 4K, tela OLED de 6,5 polegadas
PROCESSADORSnapdragon 865
RAM8gb
ARMAZENAMENTO INTERNO256 GB
CÂMERAS TRASEIRAS12 MP f/2.grande angular,

16mm 12MP principal f/1.7,

24mm 12MP telefoto f/2.4, sensor de 70mm ToF

CÂMERA FRONTAL8 MP
BATERIA4.000 mAh
SISTEMA OPERACIONALAndroid 10
CONECTIVIDADEPara ser determinado
OUTROSIP65/68, 360 Reality Audio som estéreo, conector de 3,5 mm, alto-falantes estéreo
PREÇOnão revelado

 


Compartilhe