Surpresa.

A Sony, que dava o assunto do cross-play como encerrado (uma vez que considerava que o PlayStation era superior aos demais consoles), voltou atrás e decidiu oferecer a possibilidade aos seus usuários em jogar Fortnite com os amiguinhos do Xbox One ou Nintendo Switch.

O modo cross-play está habilitado no PS4, e a partir de agora, os jogadores de Fortnite dessa plataforma poderão jogar com os games do Xbox One, Nintendo Switch, Windows, macOS, Android e iOS.

John Kodera, máximo responsável pela divisão PlayStation da Sony, explica que “sabemos que os jogadores do PS4 estavam esperando por notícias, e agradecemos a paciência constante da comunidade enquanto explorávamos essa questão para encontrar uma solução.”

No caso, a solução consiste em oferecer inicialmente uma versão beta aberta que permite o jogo cruzado a partir de hoje, além dos progressos e compras realizadas no Fortnite via PlayStation 4, Android, iOS, Nintendo Switch, Xbox One, Windows e macOS.

De acordo com o executivo, a decisão é uma mudança de filosofia total na Sony Interactive Entertainment, como parte de um processo a longo prazo, onde toda a Sony vai trabalhar e apoiar esse novo posicionamento. A empresa vai revelar mais detalhes sobre os prazos para esse beta passar para uma versão final em um momento posterior.

Traduzindo tudo isso: a Sony arregou.

Ou melhor, se rendeu ao que o mercado dita como tendência.

Muito provavelmente a junta diretiva e investidores da Sony devem ter batido na mesa para que os executivos da empresa fizessem uma releitura da decisão.

A Sony não poderia perder dinheiro com Fortnite. Seja pela insatisfação dos usuários, seja pelas transações que deixariam de ser feitas dentro do próprio jogo.

Sem falar que usuários insatisfeitos poderiam significar em longo prazo um êxodo de uma plataforma para outra, e nenhuma empresa quer isso.

Logo, mais uma façanha para Fortnite: fazer os executivos “cabeças-dura” da Sony mudarem de opinião sobre o cross-play.

Esse jogo está fazendo história. Fato.

 

Via PlayStation Blog