Som Surround 5.1 vs 7.1: as diferenças entre os dois sistemas de Home Cinema | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Som Surround 5.1 vs 7.1: as diferenças entre os dois sistemas de Home Cinema | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Som Surround 5.1 vs 7.1: as diferenças entre os dois sistemas de Home Cinema

Som Surround 5.1 vs 7.1: as diferenças entre os dois sistemas de Home Cinema

Compartilhe

Existem diversos sistemas de Home Cinema, mas os mais comuns nos filmes e séries são os sistemas Surround Sound 5.1 e 7.1. São sistemas de som envolvente em estruturas que interagem com diferentes alto-falantes com diferentes frequências entre si. Mas… quais são as diferenças reais entre um som 5.1 e 7.1? E qual deles é melhor?

Descubra a seguir.

 

 

Surround Sound 5.1

Os sistemas de som 5.1 são o padrão na produção audiovisual atual, e está nas salas de cinema e da sua casa desde 1976. Por isso, a maioria das produções se codificam em seis canais, além de ser o sistema que suporte grande parte dos sistemas de áudio sem perda de qualidade na produção atual: Dolby Digital, Dolby Pro Logic, DTS, e SDDS.

Partindo disso, o som 5.1 é composto por seis canais diferentes: um destinado aos graves e os demais para as frequências mais amplas, em um esquema de alto-falantes que funciona dessa forma:

 

 

– Dois canais posicionados na parte frontal direita e esquerda
– Dois canais de som envolvente
– Um canal central
– Um subwoofer para as frequências baixas

A combinação dois seis canais resulta em um som 3D, cuja principal característica está na flexibilidade do conjunto em relação à distância, suportando uma instalação em dimensões reduzidas e móveis como intermediário através da distribuição das suas frequências.

 

 

Surround Sound 7.1

É a evolução natural dos sistemas 5.1. Lançado em 2010 com Toy Story 3, a distribuição de som passa a contar com oito canais diferentes que adiciona dois canais à configuração habitual do som através de duas caixas acústicas posicionadas atrás do espectador.

A configuração dos alto-falantes em um sistema 7.1 fica com o seguinte esquema:

 

 

– Dois canais posicionados na parte frontal direita e esquerda
– Dois canais de som envolvente
– Um canal central
– Dois canais adicionais de som envolvente posicionados na parte traseira
– Um subwoofer para as frequências baixas

Além de ser compatível com todos os padrões de som sem perda, o Surround Sound 7.1 adiciona o Dolby Pro Logic IIz e o DTS Neo:X. Some isso à sua compatibilidade com o formato de discos Blu-ray.

Hoje, a quantidade de filmes codificados nos sistemas 7.1 é muito baixa. A maioria dos filmes e séries compatíveis com Surround 67.1 estão no seu idioma original, e várias outras simulam o som 7.1, com frequências que reproduzem em dois canais adicionais que agregam a tal sistema.

O 7.1 é muito utilizado em jogos de computadores e consoles, através de fones com sistemas 7.1 (simulado). Infelizmente adaptar um sistema de oito canais completo em uma casa exige uma sala de grandes dimensões para os dois canais adicionais para evitar o cruzamento de frequências. Casas com pelo menos 25 ou 30 metros quadrados, sem móveis ou objetos no meio, onde o som se projeta sem rebotes.


Compartilhe