Smartphones sem NFC? Nem pensar! | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Smartphones sem NFC? Nem pensar!

Smartphones sem NFC? Nem pensar!

Compartilhe

Eu não cheguei até aqui para terminar meus dias sendo obrigado a utilizar o cartão de crédito o tempo todo!

Agora que o smartphone se transformou em um verdadeiro “canivete suíço digital”, chegou a hora de utilizar todo esse potencial ao nosso favor. E sem misérias!

Logo, qualquer smartphone que chegar ao mercado daqui para frente deve ser OBRIGADO a contar com o chip NFC para agilizar os pagamentos sem contato. Ainda mais agora, que tocar em dinheiro ficou um tanto quanto perigoso.

Por isso, eu recomendo fortemente que você não compre um smartphone novo sem esse chip. Afinal de contas, não pode ser tão caro assim para os fabricantes incluir o NFC em um telefone.

Ou será que é?

 

 

 

Por que o seu novo smartphone deveria contar com um chip NFC?

 

 

Motivos não faltam, e vão além da oferta do sistema de pagamentos por aproximação, algo que acabou se popularizando no Brasil por força das circunstâncias recentes.

O primeiro motivo é o mais óbvio: poder pagar contas sem contato e por aproximação. Tal método é válido pela praticidade, mas principalmente pela segurança do processo, uma vez que as chances de clonagem dos dados do cartão são muito menores.

E, de novo: nos tempos atuais, é muito mais seguro usar o smartphone para pagar contas do que ficar tocando em cédulas de dinheiro manipuladas por um monte de gente.

 

 

Outro bom uso do NFC é para transformar o seu smartphone em uma espécie de carteira digital, indo além dos pagamentos. Por exemplo, com essa tecnologia, você pode utilizar o celular como cartão de transporte público, documento de identidade digital e até como chave para entrada e saída do seu condomínio.

Também é possível utilizar o NFC do smartphone como chave de segurança de acesso do computador ou de outros sistemas informáticos ou conectados, adicionando um segundo passo de autenticação de acesso.

Sem falar que é possível utilizar o NFC para fazer com que o seu smartphone se comunique com outros dispositivos que também possuem essa tecnologia, como por exemplo câmeras fotográficas digitais, alto-falantes sem fio e vários outros gadgets.

 

 

 

É caro um smartphone com NFC?

 

 

Não. Não é caro.

No passado, o recurso era exclusivo dos smartphones top de linha, tal e como aconteceu com várias outras tecnologias que primeiro desembarcaram nos telefones mais caros e mais completos. Mas o tempo passou, tudo mudou e, hoje, o NFC pode ser encontrado até em telefones de entrada ou baixo custo.

É por causa do NFC que você pode utilizar o Google Pay ou o Samsung Pay para realizar pagamentos em vários estabelecimentos, de forma segura e sem precisar retirar o cartão de crédito físico da carteira. E isso significa praticidade para muitos usuários.

Por isso, eu peço que, da próxima vez que você pensar em comprar um smartphone novo para chamar de seu, considere seriamente escolher um modelo que já conte com o NFC integrado. Dessa forma, você contribui para a disseminação desta tecnologia, e todos vão se beneficiar disso.

Não ajude a promover a obsolescência programada que alguns fabricantes querem pregar de forma indireta ao não oferecer o NFC em alguns dispositivos que são caros por natureza. Não tem desculpa para o recurso não fazer parte de todos os smartphones atuais. Vale a pena pagar um pouco a mais por isso (ou um pouco a menos, dependendo do cenário de momento do mercado de telefonia móvel).


Compartilhe