TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Smartphone premium com câmera incrível? Ou câmera profissional com um smartphone intermediário decente? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Smartphone premium com câmera incrível? Ou câmera profissional com um smartphone intermediário decente?

Smartphone premium com câmera incrível? Ou câmera profissional com um smartphone intermediário decente?

Compartilhe

Na vida, não existe pergunta idiota, exceto “será que cloroquina e ivermectina funcionam para combater a COVID-19?”.

Então, eu não estranho o fato de alguns usuários se questionarem sobre a validade de ter um smartphone mais simples e uma câmera profissional como alternativa ao smartphone top de linha ou premium que custa caro e tem câmeras poderosas.

Os usuários com diferentes perfis de uso contam com diferentes prioridades, e precisamos considerar todas as variáveis possíveis para determinar uma resposta que seja válida ou justa para diferentes públicos.

Então, vou tentar ajudar aos mais indecisos, mostrando os pontos positivos e negativos de cada escolha, e apontando a direção onde cada alternativa pode ser melhor que a outra. Uma das propostas deste artigo deve se alinhar com o seu perfil de uso.

 

É possível abandonar a câmera profissional de uma vez por todas?

Os principais fabricantes de smartphones seguiram uma tendência inaugurada pela Apple em 2014, com o iPhone 6s Plus: oferecer o melhor sensor fotográfico possível em um telefone que, lá fora, custa pelo menos US$ 1.000.

No meio de vários fatores que ajudam a explicar o preço inflacionado, um dos principais argumentos dos fabricantes é justamente a qualidade do sensor fotográfico que esses smartphones carregam. Ainda mais agora, que algumas marcas incluem sensores de 1 polegada nos dispositivos.

Por isso, alguns usuários já cogitam a substituição das câmeras profissionais por um smartphone poderoso, até mesmo para carregar menos peso no dia a dia e ter o tempo todo a ferramenta principal de trabalho.

Mas existem aqueles usuários que pensam exatamente o contrário: os smartphones premium são tão caros, que é possível obter resultados melhores e menos apelativos no preço investindo em uma câmera dedicada para fotos e um smartphone mais simples para as demais tarefas.

Antes de definir qual é o melhor mundo entre as alternativas apresentadas, é fundamental que cada usuário analise o orçamento que tem em mãos, pois o dinheiro ainda é o principal fator a se levar em consideração antes de realizar o investimento.

A realidade prática pede que os usuários que desejam investir em uma câmera dedicada para fotos e vídeos priorizem os modelos compactos ou que deixam de lado as lentes intercambiáveis, justamente para obter um equivalente de portabilidade. Também é fundamental investir em câmeras com sensores de pelo menos uma polegada, com zoom ótico e gravação de vídeos em 4K.

Modelos como a Sony ZV1,  a Panasonic Lumix LX100II e a Canon GX7 Mark III se encaixam como uma luva com esse conceito de câmeras compactas, com enorme qualidade fotográfica e preços bons o suficiente para devolver uma margem monetária para o investimento em um smartphone decente.

 

Smartphones de linha média potentes e com grande autonomia

É claro que o aspecto fotográfico também precisa ser considerado na escolha de um smartphone intermediário minimamente decente para chamar de seu.

Tudo bem, o orçamento que pode sobrar depois da compra da câmera dedicada pode ser um pouco curto para comprar um telefone de linha média-alta, mas é possível encontrar opções interessantes dentro dessa proposta.

Smartphones como o POCO F4 GT, o Realme GT2, o Motorola Edge 30 e o Redmi Note 12 Pro 5G devem ser considerados pelos clientes com esse perfil de consumo. Cada um dos modelos pode oferecer características técnicas mais ou menos potentes em suas respectivas propostas, mas de um modo geral todos cobram um preço relativamente justo para o hardware entregue.

E dessa forma, é possível alcançar o melhor dos dois mundos, ou quem sabe obtendo mais em determinados aspectos. Em diferentes cenários simulados, essa combinação de telefone intermediário com câmera profissional pode entregar resultados surpreendentes em todos os campos apresentados.

 

Conclusão

É sim possível obter uma combinação de smartphone com bom desempenho e câmera profissional que entrega fotos e vídeos com qualidade superior ao de um smartphone top de linha ou premium.

Afinal de contas, nenhum processamento de imagem por Inteligência Artificial pode entregar a mesma qualidade final alcançada pelo registro de câmeras dedicadas. Tudo bem, hoje existem os smartphones que podem igualar ou até superar o resultado alcançado pelas câmeras profissionais em cenários específicos, mas o investimento adicional no smartphone não se justifica para muitos usuários.

De qualquer forma, os mais indecisos agora sabem que é possível alcançar o equilíbrio em diferentes propostas. E a decisão é sempre do consumidor no final. E o mais importante de tudo é: você tem o poder de escolher, porque existem opções. Logo, exerça esse poder com sabedoria.

Mesmo porque o conhecimento você acabou de adquirir com este conteúdo.


Compartilhe