Siri vs Alexa vs Google Assistente: vantagens e desvantagens de cada um | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Siri vs Alexa vs Google Assistente: vantagens e desvantagens de cada um | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Siri vs Alexa vs Google Assistente: vantagens e desvantagens de cada um

Siri vs Alexa vs Google Assistente: vantagens e desvantagens de cada um

Compartilhe

Agora que temos três grandes assistentes virtuais falando o português do Brasil – Siri, da Apple, Alexa, da Amazon e Google Assistente, do Google -, podemos identificar as suas respectivas vantagens e desvantagens, para que você possa escolher qual é o software que melhor atende as suas expectativas e necessidades.

 

 

Siri

 

 

Dispositivos compatíveis: apenas produtos Apple, ou seja, iPhone, Mac, Apple TV, HomePod, Apple Watch, iPod e iPad.
Idiomas: 23
Comandos para invocar: Oi, Siri, ou através do botão de início ou o botão de liga/desliga
App para download: não, já está integrado no sistema operacional (se não estiver, o app de atalhos está disponível para download)

 

Um dos mais “burros” nas suas opções e recursos inteligentes, pois não conta com a mesma habilidade dos demais. Mas a Apple está se esforçando em melhorar a Siri aos poucos.

Sua interface é simples, assim como os seus comandos, que funcionam muito bem. Além disso, sua voz é uma das mais naturais e, dependendo do conteúdo que você está buscando, ela vai responder com uma voz mais amigável ou mais séria.

A Siri também entende os comandos para controle do dispositivo, seja executando um aplicativo, enviando uma mensagem no WhatsApp ou para reproduzir uma canção no Apple Music. Na maioria das buscas, ele apresenta o que encontrou na internet sobre o tema, e sobre os apps de terceiros, muitos são compatíveis, mas com comandos bem limitados.

Com um ecossistema fechado, nem todos os acessórios inteligentes funcionam com o HomeKit. Logo, verifique se o gadget que você quer comprar para a sua casa inteligente conta com a certificação para o Siri antes da compra. Em compensação, todos se integram muito bem com a plataforma de controle da casa, permitindo a criação de rotinas que automatizam muitas tarefas, poupando o seu tempo.

O Siri conta com atalhos de comandos e ações mais utilizados, permitindo um controle mais simples do dispositivo para os usuários mais experientes. Na prática, você pode (por exemplo) ativar o WiFi quando o dispositivo detectar que você está em casa, ou controlar o Apple TV a partir da Siri.

Por fim, você tem poucas configurações de customização da Siri, permitindo apenas mudar o idioma, escolher entre a voz de um homem ou uma mulher, permitir que apps acessem o assistente virtual e ajustar as respostas de voz. Nada mais.

 

 

Alexa

 

 

Dispositivos compatíveis: Android, iPhone, alto-falantes inteligentes, fones de ouvido, alguns computadores e tablets, auriculares, alguns ordenadores y tabletas
Idiomas: 5
Comando para invocar: Alexa, ou qualquer outro comando personalizado a partir do app
App para download: Sim (vem integrado em alguns dispositivos)

 

O assistente inteligente da Amazon é mais completo que o Siri na disponibilidade de dispositivos, e pode ser iniciado através da sua conta na Amazon, sincronizando todas as opções de conta entre os dispositivos de controle. A Alexa também funciona através do seu aplicativo.

O app é simples e intuitivo, e permite a inclusão de outras pessoas na conta para controlar outros dispositivos, com resultados personalizados. Você pode ouvir música em diferentes serviços online, e você pode conectar todos os produtos Echo ou compatíveis com o Alexa, incluindo acessórios inteligentes.

A Alexa é invocada por um botão central, e você pode perguntar qualquer coisa para a assistente. A resposta é sempre feita com uma voz amigável e natural. Até as buscas na web são feitas corretamente. Ah, sim… você pode consultar as suas compras realizadas na Amazon pelo assistente.

Um dos seus pontos fortes são as Skills, ou os aplicativos para a Alexa, que agregam diferentes comandos ao assistente. As Skills estão disponíveis na loja de apps, e se instalam com exibição na lista de comandos.

Você também pode criar rotinas com comandos personalizados com a Alexa, e a assistente é compatível com serviços de terceiros também por causa das Skills, em uma amplo catálogo. A maioria dos acessórios inteligentes e serviços são compatíveis com a Alexa.

O assistente da Amazon também permite modificar o comando de chamada para outro de sua preferência, escolhe plataformas pré-determinadas para determinadas atividades, entre outras tarefas.

Pontos negativos? Tem um: precisa melhorar a integração com o comando de voz em alguns smartphones.

 

 

Google Assistente

 

 

Dispositivos compatíveis: Android, iPhone, alto-falantes inteligentes, fones de ouvido, alguns computadores e tablets
Idiomas: 20
Comando para invocar: Ok Google ou Hey Google
App para downlaod: Sim (vem integrado na maioria dos dispositivos Android)

 

Aos poucos, o Google Assistente foi ganhando terreno, e agora está presente em vários tipos de produtos. Possui uma grande quantidade de opções e ajustes.

É um dos mais inteligentes, pois pode reconhecer até os comandos mais complexos. Busca rapidamente por sites, responde perguntas de curiosidades e realiza ações de forma rápida. Ele sincroniza com a sua conta Google, deixando tudo na sua mão, onde você pode pergunta por eventos no seu calendário. O Voice Match reconhece o seu tom de voz e dá respostas personalizadas.

O Google Assistente também é compatível com praticamente todos os acessórios inteligentes, permitindo a sincronização via app Home, com um controle bem simples. Não possui uma interface tão intuitiva como a do Apple HomeKit e os acessórios não são tão bem controlados como na Siri, por falhas de conexão eventuais.

Por outro lado, o Google Assistente permite criar rotinas com serviços de terceiros para deixar o dia a dia mais prático. Sua interface é muito intuitiva, e você pode fazer perguntas digitando ou por comandos de voz, exibindo informações gráficas para a resposta, e em um tom minimalista. A interface mostra comandos compatíveis e vários ajustes e configurações.

O Google Assistente também é compatível com a conversação contínua, recurso que só funciona com o Google Home e faz com que o microfone volte a ser ativado depois da resposta do assistente, permitindo que o usuário realize uma nova pergunta sem precisar utilizar o comando de invocação.

Por fim, o assistente é compatível com o Google Lens, que reconhece objetos focalizados pela câmera, exibindo informações detalhadas sobre o objeto focalizado. Esse diferencial faz do Google Assistente um dos mais completos, inteligentes e compatível com praticamente todas as plataformas.

O seu grande ponto negativo é a integração com os acessórios do lar inteligente. Apesar de ter um catálogo mais amplo, a forma de integração é muito mais complexa aqui do que no Siri ou no Alexa.


Compartilhe