Todo mundo quer ter um sistema de desbloqueio facial depois que o iPhone X apresentou ao mundo o Face ID. O problema é que a Apple utiliza um sistema de reconhecimento facial 3D, algo que nem todos os smartphones Android conseguem adicionar.

O OnePlus 6, assim como vários outros fabricantes Android, contam com um sistema de reconhecimento facial bem menos seguro, que pode ser enganado facilmente. Com uma simples foto.

Um usuário mostrou que uma foto impressa é o suficiente para enganar o sistemas de desbloqueio facial do OnePlus 6. Basta alguns segundos para desbloquear o dispositivo com esse método, que também funciona com uma foto em preto e branco.

É de chamar a atenção o pouco esforço necessário para desbloquear o sistema, e isso com uma foto que não tem boa qualidade, e nem está estática diante do smartphone.

O desbloqueio facial está disponível no Android desde a versão 4.0, e mesmo sendo algo interessante, era fácil de ser enganado. A Google tentou melhorar o recurso, adicionando um ‘teste de vivacidade’, que exigia que o usuário piscasse diante da câmera. Mas nem isso era suficiente: era possível enganar o sistema com um vídeo ou foto animada.

O OnePlus 6 não possui o tal teste de vivacidade para ter um desbloqueio mais rápido. Porém, a câmera frontal não é capaz de diferenciar uma superfície plana e uma face real. A Apple contornou isso com um projetor de pontos IR para mapear o rosto em 3D, enquanto que o desbloqueio facial da Samsung funciona em conjunto com a leitura de iris.

Em resumo: o OnePlus 6 tem um problema sério, que precisa ser contornado, em nome da segurança dos seus usuários.