TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Seu olhar mantém a tela do celular ligada! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Seu olhar mantém a tela do celular ligada!

Seu olhar mantém a tela do celular ligada!

Compartilhe

Isso não é coisa vinda do Minority Report. Você pode sim controlar o tempo ativo da tela do seu smartphone com o olhar.

Não são todos os dispositivos que contam com esse recurso, mas a existência de tal funcionalidade deve ser celebrada, principalmente quando queremos manter a tela ativa por mais tempo durante uma leitura.

O recurso está chegando aos poucos entre os fabricantes, e por causa desse crescimento de adoção é que vale a pena falar um pouco sobre ele neste post.

 

 

 

Como o smartphone sabe que estamos olhando para ele?

O funcionamento do sistema é bem simples, e basicamente depende do bom funcionamento da câmera frontal, que identifica se o usuário está olhando para o smartphone. Ou seja, é um recurso que, em teoria, pode se fazer presente em qualquer telefone do mercado atual.

O mecanismo de reconhecimento facial é outra tecnologia que pode melhorar esse sistema que mantém a tela ativa, mas nem todos os fabricantes optaram por melhor trabalhar com tal tecnologia.

 

 

 

Isso funciona com outras pessoas?

Sim, pois esse sistema não está baseado no reconhecimento facial. Basta ter qualquer rosto na frente do smartphone, e a tela vai continuar ativa enquanto essa pessoa não sair de frente do telefone.

 

 

 

Como manter a tela acesa com o olhar no Android

Primeiro, você precisa ter um smartphone compatível. E isso vai depender do modelo e da versão do software que conta com essa funcionalidade.

De forma nativa, apenas os modelos da linha Pixel contam com essa funcionalidade. A Motorola, que também utiliza o Android (quase) sem personalizações, está trabalhando nisso.

Outros fabricantes que usam versões do Android customizadas também oferecem esse recurso, mas isso depende da boa vontade desse mesmo fabricante. Não são todos os modelos das marcas que contam com isso. Mas os passos são bem semelhantes aos indicados a seguir.

Para ativar o recurso, faça o seguinte:

 

  1. Entre em Ajustes > Tela.
  2. Ative o item correspondente à Atenção para a tela.
  3. Uma vez ativo o recurso, a tela do smartphone ficará ativa enquanto você olha para ela.

 

 

 

Samsung tem o modo Smart Stay

A Samsung foi pioneira nessa funcionalidade, adicionando o Smart Stay no Galaxy S6. A funcionalidade foi melhorando aos poucos, e hoje é um recurso consolidado nos smartphones da marca.

Para ativar o Smart Stay nos smartphones Samsung, os passos também são muito básicos:

 

  1. Entre em Ajustes > Funções Avançadas.
  2. Acesse o item Movimentos e Gestos.
  3. Por fim, ative o recurso Smart Stay.

 

 

 

E nos demais smartphones?

Por enquanto, não há opções disponíveis entre os smartphones dos demais fabricantes para manter a tela ativa enquanto o usuário está olhando para ela.

Mas não é de se duvidar que tal recurso vai se tornar popular entre os diversos modelos oferecidos pelos fabricantes no mercado.

A única alternativa para esses usuários é ampliar o tempo de tela ativa, evitando que a mesma desligue sozinha durante a leitura ou em qualquer outra atividade.

Para configurar essa funcionalidade, faça o seguinte:

 

  1. Vá em Ajustes > Tela.
  2. Acesse o item Tempo de Espera.
  3. Ajuste o tempo que você deseja que a tela fique ativa.

Compartilhe