Seu iPad ficou mais Mac com o iPadOS 14

Compartilhe

O iPad está cada vez mais parecido com um computador nas suas funcionalidades e mecânica de uso. O iPadOS 14 trouxe o suporte para o teclado e trackpad, além de novas ferramentas que aproximam o tablet de um Mac na experiência de uso. Nesse post, mostramos como você pode usar esses novos recursos de software no tablet da Apple.

 

 

 

A nova ferramenta de buscas

 

 

Quem usa o Spotlight para Mac vai se sentir em casa com a nova ferramenta de buscas para o iPad. Na verdade, as buscas no tablet da Apple já estavam disponíveis, mas ocupavam toda a tela e entregava resultados limitados.

Com a nova ferramenta presente no iPadOS 14, uma pequena barra de busca, mais otimizada e muito parecida com a Spotlight Search do Mac resolve tudo. Para ativar o recurso no seu iPad, deslize para baixo na tela de início, ou com o teclado pressione CMD + barra de espaço, tal como você faria no Mac.

Você pode usar a busca para localizar arquivos e pastas, e-mails, mensagens, apps instalados ou na App Store, músicas e podcasts, entre outros tipos de arquivo. É um recurso muito útil para os usuários que desejam ser mais produtivos no iPad.

Também é possível usar o Knowledge Search para pesquisar informações ao acaso, com os resultados aparecendo de forma direta na barra de busca, que também pode ser utilizada para acessar sites web. Basta digitar o endereço da mesma. Por exemplo, targethd.net.

 

 

 

Use o iPad como se fosse um Mac

 

 

Os apps do iPad com o iPadOS 14 contam com um novo design, que faz com que os aplicativos para o tablet não se pareçam tanto com os aplicativos do iPhone, mas sim com os apps do Mac. Esse é outro sinal claro de unificação das duas propostas de uso para os dois produtos: a experiência de uso do iPad é semelhante ao do Mac pela aproximação natural dos dois produtos.

Aplicativos próprios do iPadOS 14 que possuem similares no macOS tiveram o seu design claramente aproximado. Além disso, um novo ícone da barra de ferramentas nos aplicativos do iPad que deixa ver e ocultar vários aspectos da interface está presente.

Se você usa um Mac, sabe que os botões na parte superior de uma janela do Finder pode realizar tarefas como reorganizar arquivos ou modificar a visualização geral. O iPad agora tem um foque similar ao agregar um botão, como no Finder, na parte superior da tela utilizada para mudar a forma que uma informação é apresentada, com algumas opções de visualização dos arquivos e pastas disponíveis no tablet.

 

 

O tempo vai passar, e vamos descobrir outras funcionalidades do iPadOS 14. Porém, a simbiose entre o iPad e o Mac está cada vez mais evidente, e pode indicar uma fusão das duas propostas no futuro. Pode até ser que a Apple negue por enquanto que as duas plataformas vão se unir no futuro. Mas o que os movimentos mais recentes indicam é que a gigante de Cupertino está sim pensando em aproximar as experiências de uso de alguma forma.

De qualquer forma, o seu iPad ficou mais Mac com o iPadOS 14, e os mais produtivos podem se dar muito bem com isso.


Compartilhe